top of page
  • Foto do escritorFincatch

Auxílio aos investidores: Grana Capital lança Inteligência Artificial Generativa


ai

A Grana Capital, empresa de inteligência de dados para investidores da Bolsa de Valores, lançou nesta terça-feira (19) o Grana IA, ferramenta de inteligência artificial inédita no Brasil para auxiliar investidores com informações de mercado.


Focado em mercado nacional, o produto usa uma IA generativa para interagir com o usuário, compilando, avaliando e indexando grandes volumes de dados para torná-los mais acessíveis ao investidor comum e simplificar o processo de tomada de decisão. Rodando em fase de testes desde agosto, o Grana IA é aberto a todos os usuários do app Grana.


A ferramenta é um novo braço da fintech que, há quatro anos, já oferece o Grana IR, destinado à parte tributária dos investimentos de renda variável. A inteligência artificial passa a atuar como um assistente virtual privado e configurado para cada usuário, a partir do momento em que consegue identificar fatores de risco e oportunidades de melhoria para sua carteira.


O CEO da Grana Capital, André Kelmanson, ressalta o ineditismo do Grana IA e afirma que a proposta segue o objetivo principal da empresa de auxiliar os investidores por meio de informações simplificadas: - É a primeira ferramenta de inteligência artificial conversacional com foco no investidor de varejo brasileiro. Queremos colocar tanto os investimentos quanto a tecnologia IA no bolso do usuário e trazer isso para o dia a dia de forma prática. O volume de informações e fatos relevantes no mercado financeiro é imenso e a busca, análise e cruzamento dessas informações demanda tempo e conhecimento. O Grana IA consegue entregar tudo isso de forma interativa e intuitiva, através de uma conversa com uma inteligência artificial que responde de forma personalizada.


A popularização do mercado financeiro aumentou o número de investidores de renda variável, de modo que a oferta de dados objetivos e acessíveis vem se tornando cada vez mais fundamental. Desde 2020, o número de investidores da B3 aumentou exponencialmente: em setembro de 2020, foi alcançada a marca histórica de 3 milhões de pessoas físicas cadastradas e, de acordo com a última divulgação da B3, em junho deste ano, já são mais de 5,3 milhões de pessoas investindo em renda variável atualmente.


Conversando com o Grana IA


O Grana IA é conectado à B3 e alimentado por dados da CVM, resultados de empresas, fatos relevantes, informações de mercado e casas de análise cuidadosamente selecionadas. Além disso, tem conhecimento sobre estratégias de investimento, volatilidade, diversificação e índices de classificação de risco da carteira de investimentos.


É importante destacar que a IA estará em constante aprendizado e será acompanhada, mediada e alimentada por uma equipe de profissionais altamente qualificada. Na tela inicial, existem perguntas sugeridas que o usuário pode fazer para entender melhor como funciona a dinâmica da conversa, mas o investidor poderá fazer as perguntas que desejar, desde termos de mercado até comparativos entre ativos e análises específicas de determinada empresa.


A ferramenta responde perguntas como: “Como está a situação financeira da empresa X?”, “Qual empresa do setor bancário paga melhores dividendos?” e “Quais empresas de tecnologia nunca tiveram prejuízo?”. Se perguntado se algum ativo deve ser comprado ou vendido, o Grana IA responderá mostrando as recomendações públicas das principais casas de análise do mercado de acordo com as carteiras recomendadas de cada uma. A partir das informações fornecidas, o investidor tem um panorama mais amplo de como o mercado vê determinado ativo no momento e pode tomar suas decisões de forma mais embasada.


O Assistente de IA também pode executar tarefas rotineiras e repetitivas, como monitorar diariamente dados do interesse do usuário e avisá-lo sempre que alguma informação atender o que foi solicitado. Qualquer conversa pode se tornar um alerta automatizado. Alguns exemplos: “Me avise quando surgir um direito de subscrição na minha carteira.”, “Me avise quando houver recomendação de venda para alguma posição da minha carteira.” e “Me avise se minha carteira ficar desbalanceada”.


O aplicativo Grana agora integra os dois produtos, o Grana IA e o Grana IR. O app integra várias ferramentas que possibilitam que o investidor gerencie sua carteira de investimentos em Bolsa de forma mais fácil e automatizada.


As soluções do Grana IR vão desde o Otimizador de IR, que ajuda o usuário a economizar na alíquota paga, até ferramentas de consulta de pendências, acompanhamento de rentabilidade, controle de dividendos, verificação das posições atualizadas dos seus investimentos e pagamento dos DARFs mensais calculados automaticamente pela plataforma.


Além disso, o Grana fornece todas as informações de renda variável necessárias para a declaração do IRPF anual.

16 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page