Estamos definitivamente na Era Digital. Os serviços estão cada vez mais digitais. Quando o assunto é a área financeira, não é diferente. Hoje, os clientes estão buscando soluções financeiras que ofereçam agilidade e facilidade. O Banking as a Service pode oferecer o que seu cliente busca e te ajudar a expandir seus negócios.
Saiba mais sobre o que é e como utilizá-lo.
Entenda o mercado
Fazer atividades bancárias presencialmente está cada vez mais em desuso. Apenas algumas pessoas ainda optam por ir às agências bancárias, pagar boletos de maneira física, ir à lotérica ou sacar dinheiro em notas.
A facilidade de movimentar e utilizar ferramentas financeiras faz com que as pessoas recorram mais aos aplicativos e plataformas do que ir pessoalmente a um estabelecimento. No celular ou no computador é possível fazer suas movimentações de maneira muito ágil. É aí que entra o Banking as a Service.
A ferramenta não tem como objetivo só oferecer os serviços financeiros. A proposta é aproximar os clientes da empresa, estreitando as relações, além de ampliar sua possibilidade de atuação.
Um estudo feito nos Estados Unidos pela Bain Capital Ventures aponta a expectativa de movimentação de US$3,6 trilhões nos próximos dez anos com a inclusão de serviços financeiros e bancários em outros setores. No Brasil, a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021 apontou um aumento de 90% em contas abertas através de canais digitais com relação ao ano anterior.
Os clientes estão cada vez mais digitalizados e as empresas precisam acompanhar esse fluxo.
O que é Banking as a Service
Banking as a Service, de maneira simplificada, é a empresa oferecer aos seus clientes contas digitais, pagamentos, cartões, entre outros serviços através da tecnologia. É a possibilidade de ampliar seus negócios. Ainda que a empresa não seja do ramo financeiro, ela pode se tornar uma Fintech!
É uma forma de aproximar os seus clientes, fidelizá-los, ampliar os negócios e ter novas formas de prospecção.
As diversas lojas de varejo já vislumbraram essa alternativa há um tempo. Hoje, quase todos os varejistas oferecem cartões da loja, condições especiais de pagamento e outras formas de parcelamento. É uma forma de estabelecer uma relação mais duradoura com o seu cliente e aproximá-lo cada vez mais do seu estabelecimento.
Hoje, com a tecnologia que se tem no mercado, isso é possível para todas as empresas. Empresas de diversos ramos podem oferecer novas facilidades de pagamento, até prêmios e recompensas - cashback, por exemplo.
Um mundo novo de possibilidades
Antes, apenas empresas do ramo financeiro conseguiam oferecer serviços financeiros diversos para seus clientes. A tecnologia avançou muito e, atualmente, é possível que empresas de diversos ramos tenham a mesma possibilidade. Empresas buscam cada vez mais não só fidelizar seus clientes, como prospectar novos - tornar-se uma Fintech parece ser o caminho mais natural nos dias de hoje. Unir o serviço oferecido com finanças, de maneira que o cliente possa utilizar todo o potencial da empresa através de uma plataforma.
É preciso observar que cada vez mais empresas têm feito esse caminho. Os serviços financeiros do Banking as a Service oferecem muito mais oportunidades do que somente os serviços. Oferecem aos clientes as facilidades que eles tanto buscam e oferecem aos gestores e empresários mais oportunidades de negócios.