• victor8932

Cotação do dólar: entenda o que é e como funciona

A cotação do dólar é muito importante para quem vai viajar para fora do país, como para os brasileiros que pretendem participar da vacinação nos Estados Unidos da COVID-19.


A pandemia causada pelo novo coronavírus impactou diversos setores da economia, inclusive o de viagens e turismo que precisou se adaptar a essa nova realidade. Além do mais, com o aumento do dólar, pessoas que precisavam viajar para fora do país deixaram os planos de lado ou adiaram sua visita a países, como os Estados Unidos, por exemplo.


Engana-se quem pensa que o motivo dessa baixa no turismo é devido somente a pandemia e restrições, outra razão também é devido ao aumento do dólar. Contudo, há um crescimento nas viagens para os Estados Unidos, que estão recebendo turistas para vacinação contra a Covid-19.


Se você pretende viajar futuramente, mas quer saber o que é e como funciona a cotação do dólar, confira e entenda sobre o assunto neste post!


O que é a cotação do dólar?


O valor da cotação de uma moeda é definido pelo mercado, de acordo com as demandas e ofertas diárias. A cotação do dólar é o valor de referência da conversão da moeda. Ou seja, se você quer saber quanto vale determinada quantia de reais em dólar, é preciso convertê-la.


A moeda americana tende a valorizar quando há baixa circulação de dólar dentro do Brasil, e desvalorizar quando há maior circulação de dólar no território brasileiro.


Entretanto, além da cotação do dólar, é necessário também especificar se deseja saber o valor referente a moeda estrangeira turismo ou comercial. Para quem vai utilizar a moeda estrangeira em viagens internacionais, é sempre considerada a cotação do dólar turismo.


Como funciona a cotação do dólar?


A cotação do dólar funciona conforme a taxa cambial, sendo definido com base na economia dos países.


Como a taxa de câmbio é flexível, ela pode ser facilmente alterada conforme as mudanças políticas e econômicas dos países. Assim, todo o mundo e as relações comerciais devem lidar com essa taxa.


O órgão responsável pela divulgação da taxa de câmbio do dólar turismo hoje Banco Central, disponível para o público em geral diariamente no site oficial da instituição. Contudo, essa taxa não é utilizada de forma obrigatória, podendo variar.


As alterações do dólar podem ocorrer por diversas razões, como:

  • Déficit comercial

  • Superávit

  • Turismo no exterior

  • Taxas de juros do país

Desse modo, a valorização da moeda americana é influenciada pela ações de diversos setores e pessoas, como:

  • Investidores

  • Governos

  • Empresas

Como fazer cotação de dólar?


A cotação do dólar pode ser realizada online, de maneira prática e rápida. Ao fazer a cotação, você pode escolher a opção de dólar turismo ou comercial, conforme a sua preferência.


Afinal, qual é a diferença entre dólar turismo e comercial?


A diferença entre o dólar turismo e comercial é a finalidade que a moeda será utilizada. Ou seja, o dólar americano é somente um, o que muda é a sua utilização.

Dessa forma, os valores da moeda também mudam conforme a utilização. O dólar comercial possui uma taxa de câmbio mais reduzida comparado ao turismo.


O dólar comercial é utilizado como definição para as taxas do mercado, sendo utilizado em diversas transações como compra de produtos e serviços entre o Brasil e outros países.


Já o dólar turismo é utilizado sempre que você viaja e utiliza a moeda americana física. A conversão da moeda deve ser feita em casas de câmbio. Por essa razão, o dólar turismo tem um preço mais elevado, pois é considerada taxas de logísticas, administrativas, taxas de transação e de lucro desses estabelecimentos, entre outras que podem ser incluídas, aumentando a cotação da moeda.


Com isso, é importante saber que a cotação do dólar que deve ser considerada é a do turismo, se você precisa viajar e utilizar a moeda americana em outro país.


Existem ainda outros tipos, como o dólar paralelo e ptax, o primeiro é utilizado por casas de câmbio e doleiros, entre outras formas que não são regularizadas. Já que a atuação dessas operações devem ser aprovadas pelo Banco Central (BACEN).


O dólar ptax é utilizado para contratos em que é utilizada a moeda americana, como:

  • Contrato acordados entre empresas

  • Definir o valor do dólar turismo

  • Entre outras ações

Como adquirir dólar pelo menor valor


A cotação dólar e euro pode ser feita nas diversas casas de câmbios e bancos do Brasil. Entretanto, ter acesso ao melhor preço, a pesquisa é essencial.


Como a taxa de câmbio pode oscilar, o preço pode mudar muito de uma instituição para outra. Para não pagar mais, você deve acompanhar sempre o dólar turismo hoje Banco Central, além de cada operadora que oferece a moeda americana.


Ao ter esses cuidados, você pode conseguir fazer a cotação e adquirir a moeda americana com valor mais baixo e aproveitar melhor as suas férias, caso for utilizar o dólar em uma viagem internacional.


Cotação do dólar atualmente


A cotação do dólar sofreu muitas oscilações nos últimos tempos, a pandemia causada pelo novo coronavírus é um dos principais motivos para isso.


No final de 2020, a cotação do dólar já tinha sofrido alteração bastante expressiva, já que com a pandemia, as viagens internacionais diminuíram drasticamente, diminuindo a procura pelo dólar.


Com a cotação alta, chegando a um valor de R$6,14, o dólar turismo chegou a ser vendido pelo mesmo preço do comercial em diversas taxas de câmbio em atuação no Brasil. Consequentemente, a queda pela procura da moeda também acompanhou, com baixa de 94%.


No ano de 2021, após 12 meses de pandemia, havia certo otimismo para uma valorização da moeda brasileira. Contudo, a vacinação no país está muito devagar comparada aos Estados Unidos, causando assim a desvalorização do Real.


Esses fatores, juntamente com os da política brasileira, contribuem para uma valorização do dólar. A cotação do dólar hoje é de R$5,06, em 16 de junho de 2021.


Seja para realizar transações ou para viajar, a moeda americana é muito importante. Por isso, esperamos que você tenha compreendido como funciona a cotação do dólar.



Quer comprar e vender dólar com as melhores condições e nas melhores plataformas? Confira lá no site da Fincatch a categoria Câmbio!

7 visualizações0 comentário