top of page
  • Foto do escritorFincatch

IOXtream inova e permite que streamers recebam doações via Pix


gamer

E se você, fazendo um Pix a partir do aplicativo do seu banco, pudesse acender as luzes do quarto do seu streamer favorito enquanto ele transmite uma live para, assim, ver detalhes antes escondidos nesse ambiente? Ou quem sabe ir mais além, ligando um ventilador, mudando as cores das luzes de led ou acionando uma máquina de bolhas de sabão?


Permitir experiências cada vez mais imersivas, que rompem as fronteiras entre o real e o virtual, é a principal proposta da IOXtream, que agora encurta ainda mais essa distância ao oferecer uma nova opção para que espectadores possam interagir com criadores de conteúdo na Twitch. Além de doar criptomoedas, os Xperiencers agora podem financiar lives mais divertidas a partir de doações via Pix, que são depositadas na conta dos Xtreamers instantaneamente e, de forma automática, acionam dispositivos à distância.

Solução única no Brasil vai além das mensagens na tela: muito mais interatividade

No Brasil, a solução da IOXtream é a primeira a permitir que doações via Pix criem experiências imersivas em live streams. Até agora, usuários que buscavam uma forma de utilizar o sistema de pagamentos instantâneos para interagir com criadores de conteúdo conseguiam, no máximo, deixar mensagens na transmissão. Experiências controláveis por meio de pagamento ajudam o criador de conteúdo a manter sua receita e rentabilizar experiências, fortalecendo a relação com quem o assiste. Como funciona? O streamer tem total liberdade para definir um valor mínimo para ativação da experiência. Se a ideia é, por exemplo, transformar o ambiente de onde a live está sendo transmitida em uma verdadeira balada, o creator pode estipular quanto custa a doação para a ativação de cada dispositivo, como lâmpadas ou eletrodomésticos conectados a tomadas inteligentes. A venda de experiências via doação fica muito mais simples com o Pix, que funciona 7 dias por semana, 24h por dia e é encaminhado em segundos. Basta que o espectador leia um QR Code a partir do aplicativo do seu banco e o valor estipulado pelo streamer vai aparecer na tela. Aí, é só digitar a senha e voltar a atenção novamente para a transmissão. Streamers que desejam receber doações via Pix só precisam seguir 3 passos para habilitar essa função no seu canal da Twitch: 1) realizar o cadastro na IOXtream; 2) acessar a página de configuração do seu Pix; 3) preencher com os dados pessoais; A partir desse momento, cada doação que ocorrer durante as lives serão encaminhadas instantaneamente para a conta bancária cadastrada. Vale ressaltar que as doações também podem ser solicitadas para arrecadação de dinheiro para ONGs e outras iniciativas beneficentes. Uma boa razão para buscar engajamento!

Pix e live streaming: duas manias brasileiras

De acordo com um relatório publicado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ainda no fim de 2022, 67% da população já aderiu ao Pix. Até o fim de 2022, pouco mais de 2 anos após o seu lançamento, 29,2 bilhões de transações foram realizadas. Dentre as empresas brasileiras, 11,4 milhões já incorporaram o Pix à sua rotina operacional. Os dados são do Banco Central do Brasil. Provando que não há limites para sua expansão, em 2023 o Pix alcançou o patamar de segunda forma de pagamento instantâneo mais usada no mundo, ficando atrás apenas da solução indiana. Comprada pela Amazon em 2014 por 970 milhões de dólares, a Twitch teve seu boom de crescimento entre 2019 e agosto de 2021, aumentando a audiência em 228% e mantendo mais de 2,8 milhões de espectadores por mês. Em junho de 2020 - momento em que o isolamento social era uma realidade - o Brasil chegou à vice-liderança global no ranking de visualizações únicas na Twitch, atrás apenas dos Estados Unidos. Grandes nomes das live streams, como Casimiro Miguel, ajudam a explicar o sucesso da plataforma por aqui.

IOXtream espera aumento de 1000% em sua base de clientes com essa novidade

De acordo com Lucas Vega Longhi, fundador e CEO da IOXtream, a projeção de crescimento da empresa para 2023 é de aumentar em 10 vezes a base de clientes que utilizam a plataforma, agora que as transações via Pix são uma alternativa: “Pela nossa estimativa, encerraremos o ano com mais de 100.000 doações por Pix”, comenta. A nova solução, disponível apenas para xtreamers e xperiencers brasileiros, é apenas uma das inovações previstas pela IOXtream: “Estamos estudando a viabilidade das doações via cartão de crédito, que apesar de não serem faturadas instantaneamente, permitem doações vindas do exterior”. Por enquanto, operações internacionais só são possíveis ao utilizar criptomoedas.

Para se manter na dianteira das novidades para streaming, Lucas e os demais especialistas da IOXtream já trabalham na prototipagem e nos testes de mais funcionalidades: “Quando ocorrer a finalização da captação de investimento Seed, poderemos divulgar o roadmap de inovações”, finaliza.


112 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page