• Victor Barboza

MEI e fintechs: uma forte relação!




O programa MicroEmpreendedor Individual, o famoso MEI, foi criado em 2008 pelo governo federal com o objetivo de trazer benefícios para 3,6 milhões de micronegócios e todos os profissionais que trabalhavam por conta própria. Isso passou a ser um importante passo para redução da informalidade.


O MEI trouxe para estas pessoas benefícios como cobertura previdenciária, emissão de nota fiscal, contratação de um funcionário, acesso a benefícios bancários, menor carga tributária.


Uma das grandes vantagens do MEI é a baixa carga tributária, que tem uma taxa mensal fixa que engloba os impostos INSS, ICMS e ISS. Neste momento, o valor é de até R$ 66,60, variando de acordo com o segmento de atuação. Os valores são reajustados anualmente a patir dos reajustes do salário mínimo.


Não há taxa para abertura da empresa e o MEI não tem a obrigação de ter um contador. As ocupações permitidas no MEI podem ser consultadas neste link.


Nem tudo são flores


Quem tem um negócio, independente do porte, sabe que a vida de um empreendedor/empresário não é nada simples. Mesmo o MEI precisa cuidar da gestão do seu negócio para que os melhores resultados possam ser obtidos.


Além disso, desde sua criação, muitas vezes o MEI acaba tendo certas dificuldades para acesso aos serviços financeiros tradicionais, como contas bancárias com tarifas mais em conta, linhas de crédito especial, plataformas para gestão financeira, dentre outas.


MEI + fintech = sinergia


O movimento fintech começou a ganhar força, por coincidência, num momento muito próximo ao da criação do MEI. E, a proposta de valor do movimento acabou trazendo muitas vantagens, com soluções práticas, com menor burocracia e com melhor custo-benefício.


Confira abaixo a seleção especial que fizemos com fintechs que oferecem soluções exclusivas para o Microempreendedor Individual:


aceleramei

  • Solução: CRM com módulo de cobranças, conta digial integrada e emissor de nota fiscal eletrônica.

MEI Fácil

  • Solução: plataforma para abertura de MEI, contabilidade e maquininha de cartão.

Open MEI

  • Solução: contabilidade digital para MEI.

FinMatch

  • Solução: crédito voltado para microempreendedores.

Firgun

  • Solução: conectam as duas pontas de uma rede solidária. De uma lado empreendedores que precisam de capital para investir em seus negócios e de outro, pessoas que estão dispostas a investir para promover impacto positivo no mundo.

Avante

  • Solução: microcrédito para empreendedores.


Além destas soluções, exclusivas para MEI, diversas outras fintechs das diferentes categorias também oferecem contas digitais, soluções de pagamentos, empréstimos, controle financeiro, cartões, dentre outras funcionalidades para este público. Para conhecê-las, basta acessar o nosso site e utilizar a busca pela tag "mei".



14 visualizações0 comentário