top of page

Melhorando a experiência do cliente através de tecnologia! Conheça a Biometria Facial


face id


Diversas situações do cotidiano que tornam a visita do cliente a uma loja inconvenientes: filas grandes, comunicação impessoal, falta de engajamento do cliente. A tecnologia que pode mudar essa realidade já existe - a Biometria Facial.


A Era Digital chegou com tudo e mudou a realidade do mundo todo. É de se esperar que a tecnologia continue a adentrar nas nossas vidas e nos próximos anos já esperamos mudanças e modernizações, cada vez mais constantes.


No setor financeiro não é diferente. Pagamento online, dinheiro digital, transferência instantânea. Então, parece apenas lógico que a tecnologia avance em todos os setores, até no atendimento.




Por um lado, as inovações tecnológicas propiciam aos clientes mais caminhos e experiências a vivenciar, cada vez mais personalizados. Por outro lado, temos as empresas e organizações tendo que se adequar a essas novas realidades tecnológicas. A Biometria Facial é uma dessas inovações!


Pagamento sem senha


De acordo com o balanço de agosto de 2023 da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), mais de 50% dos brasileiros preferem usar os cartões por aproximação (ou contactless) e mais de 80% dizem que esse meio de pagamento traz agilidade e rapidez.


O meio de pagamento sem contato já é, portanto, não só parte da rotina dos brasileiros, como também apreciado pela maioria. A Biometria Facial é um passo a frente nessa direção.


A analista de mercado Juniper Research afirma em um estudo recente que os pagamentos com autenticação biométrica até 2027 devem chegar ao montate de US$1,2 trilhões.


O mundo avança no sentido de pagamento cada vez com menos contato. A Biometria Facial já é a realização desse cenário.


Melhora da experiência


A Mastercard realizou uma pesquisa no ano de 2022 na rede de supermercados St Marche sobre a Biometria Facial. Dos entrevistados, mais de 75% indicariam o meio de pagamento. Rapidez, praticidade, conveniência e modernidade foram as principais vantagens citadas no estudo.


O estudo ainda fala sobre segurança e agilidade. 61% dos entrevistados se sentiram mais seguros com o uso da tecnologia e 60% não enfrentaram fila para conseguir efetuar o pagamento.


Utilizar o rosto para efetuar pagamentos pode, de fato, trazer muito mais agilidade e segurança. Não é preciso estar com documento, carteira, cartões ou celulares para realizar compras.


Biometria Facial no Brasil


Em pesquisa encomendada pela IDEMIA, ao Dentsu Data Labs, 90% dos brasileiros consideram a Biometria Facial como forma de pagamento uma possibilidade de proteção tanto aos seus dados quanto aos seus bens.


A maior vantagem apontada por cerca de 70% dos brasileiros entrevistados na pesquisa é a individualidade na forma de pagamento. Dos entrevistados, mais de 80% preferem formas de pagamento sem contato frente aos métodos tradicionais.


A forma mais aguardada de pagamento sem senha é a realizada em plataformas, devido a dificuldade de lembrança da senha inserida.


Segurança


A Biometria Facial traz agilidade ao pagamento e melhora a experiência dos clientes.

E se a questão é segurança, saiba que a Biometria Facial pode proporcionar mais segurança do que os métodos tradicionais de pagamento.


Não é possível realizar o pagamento com foto ou vídeo de alguém. A detecção de vivacidade no sistema não permite que o pagamento seja realizado com foto ou vídeo de uma pessoa.


E tem Fintech que já desenvolve esse sistema! A Payface é a empresa líder de pagamento por biometria facial no Brasil.


Ataques de spoofing são extremamente difíceis devido ao algoritmo da Payface utilizar detecção de vivacidade de acordo com as normas ISO 30107-3 níveis 1 e 2.


Os servidores são privados e estão em conformidade com normas de segurança específicas. Portanto, dados dos clientes, como cartão de crédito e imagens faciais, estão criptografados e armazenados com garantia de segurança e proteção.


A Inteligência Artificial da Payface reconhece diferentes etnias, idades e gêneros. Isso além de tornar o sistema mais inclusivo, o torna mais seguro.


Em casos como de irmãos gêmeos idênticos, o sistema deve pedir um segundo fato de autenticação devido às semelhanças extremas entre duas pessoas. O que só demonstra a segurança do sistema.


Conheça a Payface


A Payface é uma Fintech brasileira, fundada em 2018. De Florianópolis/SC, a empresa surge para trazer mais agilidade e facilidade ao sistema de pagamento. O pagamento por reconhecimento facial da empresa busca solucionar as dificuldades do varejo em proporcionar aos clientes um atendimento ágil e personalizado.


6 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page