top of page
boosterad_170724_startse3_160x600.png
WhatsApp Image 2024-08-30 at 15.05.39.jpeg

Método instantâneo mais utilizado do mundo, o Pix supera o uso de cartões e boletos em categorias como e-commerce, escolas e aluguel de carros

ree

O avanço das soluções digitais vem transformando a forma como o mundo consome e realiza pagamentos. O novo estudo da klavi, fintech especializada em inteligência de dados via Open Finance, revela que o Pix tem ganhado espaço como meio de pagamento mais utilizado em setores já consolidados. O sucesso do Pix não se comprova apenas no Brasil, mas também no contexto internacional, entre as principais modalidades modernas de pagamento instantâneo — Pix (Brasil), UPI (Índia) e FedNow (Estados Unidos) — a forma brasileira apresenta o maior volume médio de transações por pessoa.


O levantamento foi conduzido com base em dados de Open Finance, sempre mediante consentimento explícito dos usuários. A amostra analisada reúne 149 mil pessoas, responsáveis por 158 milhões de transações realizadas ao longo dos 12 meses anteriores à coleta, feita entre 25 e 31 de agosto de 2025. A maioria dos participantes pertence à classe C (55%), com idades entre 25 e 54 anos.


O estudo mapeou os meios de pagamento mais utilizados em diferentes categorias de consumo, de serviços essenciais a lazer. O Pix aparece como o meio favorito em quase todas elas, com destaque para e-commerce (71%), escolas (94%), aluguel de carro (61%) e artigos domésticos (57%), setores em que o sistema instantâneo supera as opções tradicionais.


Entre as categorias mais relevantes, destacam-se aquelas em que o Pix ampliou sua presença, mesmo sendo segmentos com hábitos de pagamento consolidados. No e-commerce, por exemplo, o uso do Pix (71,1%) já ultrapassa o do cartão de crédito, demonstrando a preferência dos consumidores pela praticidade e segurança do pagamento instantâneo. Na educação, 94,3% das transações são feitas por Pix, substituindo o boleto como principal forma de pagamento de mensalidades, via QR Code no próprio documento. Já em planos de saúde, o boleto continua predominante (69%), possivelmente em razão das cobranças recorrentes e de sistemas mais antigos das operadoras. Em categorias como bares, restaurantes e mercados, o Pix também avança, mas ainda divide espaço com o débito, o que indica uma transição gradual para meios digitais.


“A inclusão do QR Code do Pix no mesmo papel do boleto é um dos exemplos mais tangíveis de como o Pix passou a ocupar o espaço de outros meios de pagamento. Outro fator que contribui para o rápido crescimento do Pix é a falta de limite de crédito que muitos brasileiros têm, dando predileção a esse meio de pagamento em relação ao cartão, por exemplo. Um ponto relevante é que o Pix ainda tem uma disputa parelha com o débito quando o checkout da compra é presencial, como o caso de combustível, por exemplo. Já em compras online, como e-commerces, ele possui larga vantagem na preferência. Com a adoção de novas tecnologias, como o Pix por aproximação, isso deve mudar ainda mais no futuro próximo”, afirma Bruno Chan, CEO e cofundador da klavi.


Segundo o estudo, o setor com maior adoção do Pix são as apostas online, que aparecem com total domínio do Pix (99%) e destoa em relação a outras categorias em função de ser utilizada principalmente por pessoas com hábitos digitais e que facilmente aderem novas tecnologias.


O Pix no cenário global


Em 2024, cada brasileiro bancarizado realizou, em média, 362 transações via Pix. Em comparação, o sistema indiano UPI, que conecta bancos e carteiras digitais em uma infraestrutura única, registrou 172 transações por pessoa, enquanto o americano FedNow teve apenas 0,2 transações por pessoa, reflexo do caráter opcional de sua implementação.


Além do destaque em volume, o Brasil também lidera o uso de pagamentos digitais em relação aos meios tradicionais. De acordo com o levantamento, 51% dos usuários preferem métodos modernos, como Pix e carteiras digitais, enquanto 49% ainda utilizam opções tradicionais, como TED, cartões e débitos automáticos.


“O Pix coloca o Brasil como liderança global em inovação financeira e ressalta seu poder de transformar o dia a dia das pessoas. Hoje, podemos falar com orgulho que temos o meio de pagamento instantâneo, de conta-a-conta, mais bem sucedido do mundo. Isso contribui para a vida do brasileiro na democratização de serviços bancários, mas também corrobora na combinação do Pix com Open Finance, que se beneficia diretamente da bancarização e digitalização das informações bancárias. Essas tecnologias ajudam o mercado a resolver problemas históricos do país, como combate à fraude, a assimetria de informação, na recuperação e melhor análise de crédito”, aponta Bruno Chan, CEO e cofundador da klavi.

Post: Blog2_Post
hatecno.com.br_900x134.png
  • TikTok
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

©2023 por Fincatch. Orgulhosamente criado com Wix.com

FINCATCH - SOLUCOES DIGITAIS E INTELIGENCIA DE MERCADO LTDA

39.646.140/0001-77

bottom of page