Netbr e Lina firmam parceria para trazer credenciais verificáveis ao Open Finance e reforçar autonomia dos usuários
- Fincatch

- 1 de ago.
- 2 min de leitura

A Netbr, especialista em gestão de identidade e acesso (IAM), e a Lina, referência em tecnologia de compartilhamento de dados e pagamentos no Open Finance & Insurance, anunciam parceria estratégica para lançar credenciais verificáveis dentro do ecossistema Open Finance, reforçando o controle e a segurança dos usuários sobre seus dados.
A parceria entre Netbr e Lina conecta a plataforma de identidade descentralizada da Netbr com o Data Link da Lina Open X, habilitando a emissão de credenciais verificáveis (VCs) no ecossistema de Open Finance e Open Insurance. Essas VCs possibilitam que usuários convertam dados bancários consentidos, como maioridade, residência, vínculo financeiro ou tempo de conta, em provas digitais com validade criptográfica, sem depender de documentos tradicionais ou exposição desnecessária de dados brutos.
“A união entre Open Finance, Open Insurance e identidade descentralizada representa um novo paradigma para a experiência digital do usuário no Brasil. Estamos oferecendo ao cidadão o que ele sempre deveria ter: controle total sobre seus dados”, afirma André Facciolli, CEO da Netbr. “Com essa parceria, deixamos de tratar dados como apenas elementos trafegados na rede e passamos a reconhecê-los como parte da identidade digital do indivíduo.”
Segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Open Finance no Brasil vem crescendo robustamente: os consentimentos saltaram de 43 milhões em janeiro de 2024 para 62 milhões em janeiro de 2025, um aumento de 44% em apenas um ano, enquanto os bancos investiram mais de R$ 2 bilhões na iniciativa. Em paralelo, na esteira da demanda por autenticação mais segura e fluida, o Gartner estima que até 2027, mais de 90% das transações que exigem autenticação forte deverão usar protocolos como FIDO (Fast Identity Online), fortalecendo a segurança e a experiência do usuário.
"O que mais nos entusiasma nesta parceria é que estamos entregando aos usuários poder e controle sobre seus dados, os quais podem ser utilizados em diferentes jornadas que demandam a verificação da sua identidade, de forma digital. Com as credenciais verificáveis, eliminamos burocracias desnecessárias e criamos um ambiente onde dados financeiros se tornam provas digitais seguras e práticas. Estamos democratizando o acesso à identidade digital no ecossistema financeiro brasileiro, com a primeira solução de identidade verificável via Open Finance", afirma Murilo Rabusky, Diretor de Negócios da Lina Open X.
Para a head de Pesquisa e Desenvolvimento da Netbr, Ana Claudia Rossi, a tendência é a adoção de um modelo baseado no 'triângulo da confiança', em que emissores (Issuer) , indivíduos proprietários das identidades (Holder) e verificadores (Verifier) operam de maneira segura e auditável, e o indivíduo permanece no centro, com autonomia reforçada sobre o uso dos seus dados.
“Com essa iniciativa, Netbr e Lina consolidam um avanço significativo no cenário financeiro digital: além de fomentar novos serviços e experiências, alinhados com a LGPD e regulamentações do Banco Central, a parceria contribui para evoluir a segurança e a privacidade, reduzindo intermediários, acelerando processos de onboarding e fortalecendo a confiança no ecossistema financeiro”, acrescenta a especialista da Netbr.
.png)



















Comentários