De acordo com o estudo Global Payments Report 2024, da Worldpay, as transações via PIX cresceram no Brasil sendo responsáveis por 30% dos volumes transacionais no comércio eletrônico no ano passado, ficando atrás apenas das operações via cartão de crédito. Se por um lado a popularidade do PIX entre os consumidores já é uma realidade, para o mercado B2B (business to business) ainda é um campo de oportunidades. De acordo com o Banco Central, as transações entre empresas (B2B) foram responsáveis por 40% das operações na modalidade em dezembro de 2023.
Para aliar a tecnologia e contribuir de maneira significativa para tornar a gestão financeira mais eficiente e produtiva, a Lwart Soluções Ambientais, uma empresa brasileira que realiza a coleta e o rerrefino de Óleo Lubrificante Usado ou Contamina do (OLUC), em todo território nacional, criou um aplicativo, o “Pagoo by Lwart”, um app de uso interno que foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar e otimizar o processo de gestão de coleta de óleo lubrificante usado nos estabelecimentos país a fora.A solução, apesar de parecer óbvia, não é algo comum para o segmento B2B. Levar uma nova solução para um mercado pré-estabelecido é um desafio, mas criar algo específico e totalmente customizado para um segmento diferenciado como o de resíduos e com todas as suas peculiaridades, é ainda mais desafiador. A Lwart conta com mais de 500 motoristas na rua, que atenderam - só no último ano - 95 mil clientes. Depois do lançamento do aplicativo, que aconteceu em julho de 2023, mais de 54 mil transações via PIX foram realizadas.
“O Pagoo vem para cobrir essa lacuna no mercado de transações entre empresas. A eficiência do nosso aplicativo auxilia e otimiza o processo de gestão de coleta de óleo lubrificante usado nos estabelecimentos em todo território nacional. Por meio dele, os motoristas coletores realizam a compra do OLUC nas fontes geradoras de forma mais segura e ágil, garantindo transparência, rastreabilidade e segurança durante o processo”, explica Jefferson de Oliveira Andriotti, Gerente de TI e Suprimentos na Lwart Soluções Ambientais.
Ronise Zago, Gerente de Controladoria e Finanças, ainda enfatiza as vantagens da operação: “O Pagoo garante a qualidade das transações ao cobrir todo o ciclo - desde a compra até o pagamento do resíduo adquirido - proporcionando uma operação integrada e rastreável, com recibos instantâneos. Isso assegura maior liquidez para o cliente, já que o pagamento é automático e imediato. O aplicativo da Lwart coloca o mercado de resíduos como um destaque de inovação, pois não existe nada semelhante dentro do segmento.”
A Lwart Soluções Ambientais é a única empresa da América Latina produtora de óleo básico de alta performance (Grupo II) a partir do óleo lubrificante usado e em 2025 será a segunda maior rerrefinaria do mundo. A companhia, localizada em Lençóis Paulista (SP) conta com mais de 1.500 funcionários e 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil, além de atender - somente no último ano - mais de 95 mil clientes. Para o futuro da plataforma digital, um painel web para clientes está sendo desenvolvido para que os clientes Lwart possam acompanhar ainda mais de perto o histórico de suas coletas, transações financeiras, gráficos e outras funcionalidades.
“Adotar uma visão positiva da tecnologia fomenta a inovação, e incorporá-la ao dia a dia foi a solução que encontramos. Entender as necessidades das empresas e trabalhar em conjunto com as novas tecnologias para fornecer uma solução eficaz do ponto de vista operacional é otimizar tempo, reduzir custos e contribuir com a segurança garantindo um compliance financeiro adequado”, finaliza Adriotti.
Comments