top of page

RPE intensifica atuação na oferta de plataforma de crédito no modelo BNPL para varejistas, indústrias e empresas


RPE


A Retail Payment Ecosystem - RPE, empresa focada em soluções de meios de pagamento, está reforçando a oferta de produtos reformulando a solução Parcele Pag. Essa é uma plataforma de modelo BNPL (Buy Now, Pay Later) a ser oferecida a qualquer empresa, como de varejo, indústria ou mercado de serviços, que queira se tornar uma emissora de meio de pagamento, oferecendo limite de crédito ou empréstimo pessoal aos consumidores, como uma nova solução de pagamento. Ela funciona como uma evolução do popular e tradicional carnê de compras e passa a ser uma forma de embedded finance, assim como nova fonte de receita às empresas dispostas a conceder crédito aos seus clientes em qualquer segmento, como educação, saúde, moda, agronegócios e outros.

 

“A RPE trabalha na concepção de tecnologias de meios de pagamento que buscam alavancar negócios. Com o ParcelePag, juntamos tecnologia, solução e inteligência em um produto que une duas pontas: empresas de qualquer segmento que queiram embarcar finanças na oferta de serviços e o consumidor. A solução abre novas frentes de negócios que antes não eram exploradas por empresas de segmentos não financeiros, permitindo o aumento do consumo e uma nova fonte de receita para elas. Isso gera crescimento nas vendas e também aumenta a confiança dos consumidores no lojista. Na prática, o ParcelePag atua como uma solução de gestão de crédito, estando integrada de maneira simples a e-commerces, PIX, sistemas de ERP e outros, permitindo que o emissor tenha todo o controle da operação. A solução é uma versão melhorada do carnê, muito mais tecnológica e condizente com a transformação digital dos meios de pagamento”, explica Pedro Albuquerque, co-fundador da RPE e Diretor de Novos Negócios.

 

O especialista relata que a solução também ajuda a aumentar o ticket-médio, pois por meio dela é possível incentivar compras com valores maiores ou outros serviços, já que transações feitas por BNPL não comprometem nenhuma linha de crédito que o cliente já possua. “O ecossistema que criamos permite que a empresa ofereça de maneira ágil e digital o produto, otimizando a experiência do cliente no momento da compra. A plataforma ParcelePag permite que o lojista disponibilize parcelas com prazos flexíveis para cada cliente, buscando reduzir riscos de inadimplência. Caso ele queira parcelas semanais ou quinzenais, trata-se apenas de um parâmetro a ser ajustado na ferramenta.

 

“Além disso, com a utilização correta dos dados e da base de clientes na plataforma, a empresa que contratar o ParcelePag poderá criar programas de relacionamento ou de recorrência tendo como base principal os dados do produto financeiro”, comenta Albuquerque, reforçando que, por meio do ecossistema oferecido via horizon pay, empresa do mesmo grupo da RPE, é possível oferecer venda de seguros, usar um aplicativo através da opção white label para acompanhamento das transações, parcelas, jornada de compra e a utilização também de biometria facial, além de dados para acompanhamento de todos os indicadores de risco, assim como score, processos de cobrança e muito mais.

 

De acordo com o estudo Buy Now Pay Later (BNLP) - Perspectivas e insights sobre o mercado de BNPL, elaborado pela Visa Consulting e Analytics (VCA), em 2021, o mercado global de BNPL alcançou U$132 bilhões, sendo que, até 2030, com taxa de crescimento anual de 45%, ele poderia alcançar U$3,68 trilhões. Outro dado é que a penetração dessa forma de crédito na América Latina ainda é pequena, representando apenas 1% do mercado. Mesmo assim, segundo o relatório, os motivos mais importantes que levaram os estabelecimentos comerciais a começar a usar as soluções BNPL no mundo foram a conveniência e demanda dos clientes; a crença de que o BNPL poderia aumentar os gastos médios dos consumidores e o desejo dos lojistas de permanecerem competitivos. O BNPL também ofereceu aos pequenos estabelecimentos a oportunidade de competir para conquistar clientes novos.

 

Clientes conseguem crédito de forma acessível e rápida

 

Já para os consumidores, plataformas como a ParcelePag são vantajosas, porque oferecem mais flexibilidade para fazer pagamentos. Eles têm acesso a um aplicativo para administrar os pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim como seguros e assistências. “Também não é necessário ser cliente de um banco para usar o ParcelePag ou ter um cartão de crédito para parcelar a compra, já que quem vai oferecê-lo e conceder o crédito é a loja ou lojista. Os parcelamentos também são diferenciados e os juros podem ser menores. Na verdade, tudo vai depender dos parâmetros usados pela empresa, indústria ou varejo, mas a jornada é 100% digitalizada, do cadastro até a compra”, explica Pedro Albuquerque.

 

Para utilizar o ParcelePag, basta que o cliente vá até um estabelecimento que ofereça essa facilidade de pagamento e use o celular. Alguns dados são captados e é feito o registro de documentos; depois, o consumidor realiza biometria facial, passa pela aprovação e já pode finalizar o pagamento. 

62 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page