top of page

Como está o Open Finance no Brasil?

Atualizado: 30 de jun. de 2023


open finance


Você já aderiu ao Open Finance? O Sistema Financeiro Aberto permite aos clientes compartilhar suas informações entre instituições autorizadas pelo Banco Central. Não só isso, a tecnologia também permite a movimentação de contas bancárias por meio de diversas plataformas.


Por aqui, o Open Finance tem sua implementação ocorrendo em 4 fases. A fase 1 ocorreu em 2021, com o início da implementação do Open Banking, com os dados das próprias instituições financeiras compartilhados. A fase 2 começou em agosto de 2021, com compartilhamento de dados com consentimento dos próprios clientes. A fase 3, em outubro de 2021, trouxe o compartilhamento de serviços de iniciação de transações de pagamentos via Pix e seguiu até fevereiro de 2023, com agendamentos de Pix via Open Finance. Por fim, a fase 4, que começou em abril de 2023 e deve se estender até abril de 2024, tem como objetivo o compartilhamento de dados transacionais de câmbio, credenciamento, seguros, investimentos e previdência.


No Brasil, o Open Finance se apoia em 5 pilares da Agenda BC#, lançada em 2019: Inclusão, Competitividade, Transparência, Educação e Sustentabilidade.


Em relação aos participantes, temos as seguintes formas no modelo de participação obrigatória:

  • Instituições transmissora e receptoras

  • Detentoras de conta e iniciadoras de pagamento

  • Instituições que tenham firmado contrato de correspondente no país

E há ainda o modelo de participação voluntária, que são as outras instituições, além das citadas como obrigatórias, financeiras e de pagamento autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem, de forma voluntária, fazer parte do ecossistema do Open Finance para o compartilhamento de dados. A condição é que estas disponibilizem uma interface dedicada na condição de instituição transmissora de dados e registrem a sua participação no repositório de participantes proposto pela estrutura de governança do processo de implementação do Open Finance.


Em números, o ecossistema do Open Finance brasileiro é composto por mais de 800 instituições, de mais de 150 conglomerados, divididas em 11 associações, como mostra o Relatório Anual Open Finance - 2022.


O relatório também mostra que de março a dezembro de 2022 o Open Finance no Brasil teve 11,6 bilhões de chamadas de API’s, 18,7 milhões de consentimentos ativos e 16 Instituições Iniciadoras de Transação de Pagamento (ITP’s):


Quem já está oferecendo?


Como você viu, centenas de instituições financeiras já possuem alguma relação com o Open Finance, sejam soluções de tecnologia que podem ser implementadas por outras empresas, seja a solução final, já oferecendo o Open Finance para os usuários.


Para conhecer quais fintechs já estão inseridas neste cenário, confira a tag Open Finance, disponível lá na nossa plataforma.


E tem mais! Não se esqueça de avaliar as soluções com as quais você já teve alguma experiência. A tag OPEN FINANCE é a escolhida da vez para o Top Tag's Fincatch, prêmio sazonal para identificar as melhores soluções a partir da escolha dos usuários.

27 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page