• Victor Barboza

Fintechs: Saiba o que são e como elas influenciam a sua vida financeira

Atualizado: 8 de fev.


As fintechs estão bem populares mas muita gente ainda não sabe o que significa.


Veja através do artigo como as fintechs estão influenciando sua vida financeira para sempre.


O que é fintech?


Você já deve ter ouvido falar sobre o termo fintech. Na certa até mesmo alguma fintech já está fazendo parte da sua vida e você nem sabe.


Vamos ao que interessa. Fintech é o nome usado para denominar a uma ampla categoria de empresas que tem o propósito de aliar a tecnologia aos serviços financeiros.


Fintech varia de financial que em inglês significa financeiro e tech que quer dizer tecnologia.


As principais empresas que compõem as fintechs são as startups. As startups são um grupo de pessoas que procuram um modelo de negócios repetível e escalável, tendo a incerteza como condição principal.


Nesse caso, quando a sorte está ao seu favor, as startups se tornam grandes modelos de fintechs.


As fintechs têm como principal objetivo facilitar a vida das pessoas, unindo o melhor da tecnologia e dos serviços financeiros.


Nesse caso, as fintechs promovem uma rapidez e maior eficiência na solução dos problemas financeiros das pessoas.


No Brasil temos vários exemplos de fintechs que já são grandes como a Toro Investimentos, o Nubank e o PicPay.


As fintechs são a solução abraçada por grande parte das pessoas, ainda mais no contexto atual onde resolver problemas financeiros pode ser tão perigoso por conta da pandemia.


Diferente das empresas que oferecem serviços financeiros de forma tradicional, as fintechs estão inovando e renovando o modo como as pessoas estão resolvendo questões financeiras pessoais.


Como as fintechs estão influenciando sua vida financeira


Muitos já perceberam o poder que as fintechs já possuem em relação a vida financeira pessoal das pessoas.


As fintechs popularizaram o acesso a vários serviços financeiros para toda a população.


E modificaram o modo como o dinheiro circula na economia. Basta ver o crescimento do setor e o número de clientes ativos de cada uma delas e você já percebe sua influência.


A popularização das contas bancárias digitais, do cartão de crédito e débito no Brasil só está ocorrendo graças ao crescimento das fintechs em todo o território brasileiro.


Elas têm influenciado a forma com que os brasileiros tem cuidado da sua vida financeira,

também tem oferecido serviços que boa parte da população não sabia da existência.


Desse modo, as fintechs têm impulsionado a economia brasileira e têm apresentado aos brasileiros as melhores soluções e serviços que a tecnologia pode trazer para as nossas vidas.


O crescimento das fintechs no Brasil


De acordo com o Ministério da Economia do Brasil, de 2014 a 2018 foram criadas mais de 500 fintechs no país e somente nos últimos 12 meses cerca de 424 novas startups foram criadas aqui.


Esses números comprovam que as fintechs vieram para ficar e vão se tornar a maior tendência financeira no Brasil nos próximos anos.


Com praticidade e facilidade, diversos serviços que unem a tecnologia e a melhor experiência dos usuários, as fintechs já fazem parte da vida dos brasileiros há quase uma década.


E a tendência é que elas continuem fazendo parte cada vez mais.


4 visualizações0 comentário