Núclea e Mercado de Recebíveis se unem para destravar trilhões em crédito com a duplicata escritural
- Fincatch
- há 23 horas
- 2 min de leitura

A Núclea, referência em infraestrutura tecnológica e inteligência de dados, e a Mercado de Recebíveis (MDR), fintech especializada em soluções completas para a agenda de recebíveis, anunciam uma parceria estratégica para simplificar e fortalecer o acesso ao crédito no Brasil com foco em duplicata escritural.
A versão digital e padronizada da duplicata cartular traz mais transparência, rastreabilidade e assertividade ao processo de antecipação de recebíveis. A modalidade, que entra em vigor em 2026, deve contemplar cerca de 1,5 milhão de sacadores (emissor ou cedente) e mais de 18 mil grandes sacados (pagador contra quem é emitido o título), ampliando de forma significativa o potencial de antecipação de recebíveis no país.
A parceria conecta mais empresas à escrituradora da Núclea, registradora autorizada a participar dos Testes Homologatórios, aprovados em novembro pelo Banco Central. A partir do acordo, clientes da MDR passam a contar com uma jornada de adequação à duplicata escritural mais simples, ágil e segura, desde a emissão até o uso do título como garantia de crédito.
“Juntas, Núclea e Mercado de Recebíveis reforçam seu compromisso com a inovação, a eficiência e a integração do mercado. Estimamos a entrada de mais de R$ 10 trilhões em duplicatas como garantia de crédito e queremos que os clientes de ambas as empresas não apenas cumpram a regulação, mas também aproveitem as oportunidades que ela cria”, afirma Rodrigo Furiato, vice-presidente de Negócios da Núclea.
Com soluções de liquidez imediata sem custo e crédito com baixo custo de capital, a parceria deve ampliar o acesso a garantias mais precisas e confiáveis, dentro de um processo amplamente automatizado. Assim, a duplicata escritural se consolida como um instrumento de crédito inteligente, baseado em dados integrados, padronizados e registrados.
“Ao conectar nossa plataforma à infraestrutura de uma registradora autorizada, conseguimos oferecer mais limite de crédito, com mais segurança e custos mais competitivos para nossos clientes”, destaca Henrique Echenique, CEO da Mercado de Recebíveis. “A tese central da Mercado de Recebíveis sempre foi a duplicata. Já estávamos preparados para esse movimento regulatório e, agora, com a parceria com a Núclea, damos um passo decisivo para capturar esse mercado potencial de trilhões de reais.”
A iniciativa nasce no âmbito do Núclea Partner Program, programa que aproxima empresas do ecossistema financeiro e fomenta o desenvolvimento de soluções que simplificam o dia a dia dos clientes, promovendo conexões estratégicas e novas oportunidades de negócios para todo o mercado.
.png)















