• Victor Barboza

O que são as Carteiras Digitais?




Você já estava em algum estabelecimento comercial e surpreendeu-se vendo alguém realizar um pagamento apenaas aproximando seu celular da maquininha de cartão, sem utilizar cartão de crédito algum?


Trata-se das Carteiras Digitais (também chamadas de e-wallets), modalidade que tem crescido cada vez mais e possibilita que os usuários não precisem mais andar com seus cartões e possam centralizar todos eles em apenas um aplicativo, dentro do celular ou dos smartwatches.


A Carteira Digital nada mais é do que um aplicativo que armazena dados de cartões de crédito, débito, outros (já já mostraremos alguns exemplos), e até dinheiro, possibilitando a realização de pagamentos e transações em lojas físicas e virtuais, a partir do uso do smartphone ou do smartwatch. Em outras palavras, é a versão virtual das tradicionais carteiras físicas.


A Carteira Digital conecta os lojistas com os compradores utilizando alguma tecnologia na hora do pagamento, sendo as mais comuns o pagamento por aproximação (via NFC) ou o QR Code. No caso das lojas virtuais, muitas vezes a transação é feita apenas com o uso da senha da carteira.


Samsung Pay


Trata-se da Carteira Digital da Samsung. Por meio dela é possível realizar pagamentos por aproximação utilizando o smartphone ou o smartwatch, com as tecnologias NFC ou MST. É possível cadastrar o cartão das seguintes instituições: Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Nubank, C6 Bank, XP, Banco Original, Banco Inter, BTG Pactual. Neon, Next, Safra, Credicard, Sicredi, Porto Seguro, Uniprime, Trigg, BRB, Bancoob, Banestes, Banrisul, BPP e Carrefour. A carteira ainda possui uma tecnologia, chamada Samsung Knox, que verifica se o celular está seguro. Caso ele esteja comprometido ou alterado, o Samsung Pay é desativado. Também é possível utilizar a carteira para pagamentos nos aplicativos Dafiti, evino, Hurb, Magalu, OLX, Peixe Urbano, Posthaus, Renner e nos sites Hotmart, Renner e Samsung.


Apple Pay


É a carteira digital da Apple, que possibilita pagamentos usando iPhones e Apple Watches em lojas físicas, sites ou apps. É possível cadastrar os cartões das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banco Original, Bradesco, BTG+, Digio, Elo, Itaú, Mastercard, Next, Nubank, Porto Seguro, Sodexo, Visa e XP. Os pagamentos podem ser feitos em lojas como Apple, Authentic Feet, Bullguer, Carrefour, Hering, Fast Shop, The Fifties, General Prime Burger, Grand Cru, Drogaria Iguatemi, iOne, Ipiranga, iPlace, Pão de Açúcar, Ofner, Sephora, Starbucks e Tok & Stok. Também é aceito nos seguintes apps e sites: aiqfome, dafiti, evino, Fancy, Helpie, Hurb, ifood, Ingresso.com, Ingresso Rápido, Magalu, Mobly, Mobie, Rappi, Sympla, Uber, Vá de Táxi, Zona Azul (Fortaleza, BH, Salvador).


Google Wallet


O Google Pay dá lugar à Google Wallet, conforme a Google divulgou recentemente. Os parceiros da carteira digital são: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, BTG, C6Bank, Itaú, Inter, Digio, Neon, Next, Nubank, XP, Visa, Mastercard, ELO, Ministério da Saúde (por meio do Datasus) e Ingresso.com.

2 visualizações0 comentário