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PagSeguro lança estudo que revela hábitos de pagamentos dos gamers latino-americanos


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O PagSeguro, empresa de pagamentos internacionais do PagBank, que fornece soluções para pagamentos on-line em 17 países da América Latina, além de Portugal, Espanha e Turquia, conectando mais de 300 empresas internacionais a meios de pagamentos locais, anuncia o lançamento do estudo The payment habits of Latin American gamers: Leveraging payment method strategy to unlock Latam’s gaming industry (“Os hábitos de pagamento dos gamers da América Latina: Alavancando a estratégia de métodos de pagamento para desbloquear a indústria latino-americana de jogos”, em tradução livre).


Realizada em parceria com a Payments & Commerce Market Intelligence (PCMI), o whitepaper mostra o comportamento dos gamers na América Latina e seus hábitos de pagamentos, realizado com base em uma pesquisa com jogadores pagantes dos seis principais mercados da região: Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.


A América Latina é uma das regiões que vem apresentando maior crescimento da indústria de gaming nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o tíquete médio gasto por ano pelos gamers na região (US$ 27) ainda é muito inferior ao registrado na Europa (US$ 77) e América do Norte (US$ 209), o que demonstra o potencial de crescimento deste mercado.


Pensando nisso, o estudo apresenta uma visão completa sobre quem são os jogadores dessa região e como preferem comprar jogos e realizar compras relacionadas a este universo. Segundo Adriana Garbim, diretora executiva do Comercial do PagSeguro, o estudo tem como objetivo auxiliar o mercado de pagamentos e negócios do segmento de jogos online na região e prover subsídios sobre as preferências deste público, auxiliando-os a pensar estratégias e tomar decisões mais eficazes.


“O lançamento deste whitepaper reforça a liderança do PagSeguro no mercado de pagamentos do universo de jogos online na América Latina. A frente internacional do PagSeguro surgiu justamente para atender às dores do mercado de online gaming no alcance do mercado latino-americano e até hoje, quase duas décadas depois, nos mantemos como o principal fornecedor de soluções de pagamentos locais para o segmento, oferecendo as moedas e os métodos de pagamento locais preferidos dos usuários e garantindo a segurança das transações. Com o estudo, esperamos trazer insights e dados valiosos para o setor”, afirma a executiva.

Perfil dos gamers na América Latina e dispositivos preferidos


A pesquisa foi realizada com mais de 2 mil gamers ativos que realizaram pelo menos alguma compra relacionada ao universo dos jogos no último ano. Com base nas respostas, o perfil dos gamers consumidores da América Latina é majoritariamente masculino, com mais de 30 anos, pertencentes às classes socioeconômicas média e alta. No entanto, o whitepaper ressalta que este perfil está em transformação, com a base de jogadores tornando-se cada vez mais diversas: crianças e adolescentes já representam uma parte crucial na indústria, enquanto mulheres estão alcançando a participação masculina no segmento, representando 44% dos gamers na região.


Dentre os formatos e dispositivos, 81% dos gamers da América Latina jogam em dispositivos mobile, enquanto games para PC e consoles atingem 61% e 57% de penetração, respectivamente. De acordo com o estudo, a maioria dos jogadores utiliza mais de um dispositivo, o que mostra a necessidade de uma integração entre os formatos e flexibilidade de compra e pagamentos entre os diferentes dispositivos.


A maior parte das transações realizadas pelos gamers são referentes às compras dos próprios jogos (63%), porém há um mercado em crescimento de in-game purchases, ou seja, compras dentro dos jogos, como itens customizados, moedas próprias e expansões. O whitepaper aponta que 50% dos respondentes realizaram in-game purchases no último ano.

Métodos e hábitos de pagamento


O estudo “The payment habits of Latin American gamers” indicou que a variedade de métodos de pagamentos é essencial para uma experiência de compra bem-sucedida. Cada país possui suas preferências no tocante ao método de transação, que inclui cartões de crédito e débito, carteiras digitais, transferências bancárias e dinheiro. Além disso, a plataforma utilizada para jogar e o ticket médio, entre outros fatores, também impactam como os gamers preferem fazer pagamentos.


O Brasil e a Argentina foram os únicos países consultados para a pesquisa em que a maioria dos respondentes escolheram o cartão de crédito como principal método de pagamento. Nos demais países, o cartão de débito apareceu como a opção preferida. Os gamers da América Latina demonstraram uma demanda crescente por métodos de pagamento instantâneos, com 30-40% dos consumidores escolhendo ‘rapidez’ como o principal fator de decisão sobre o método de pagamento no momento da compra.


Neste sentido, o estudo ressalta a penetração do Pix no Brasil e o impacto do meio de pagamentos instantâneos introduzido pelo Banco Central, que ocasionou maiores taxas de conversão e custos mais baixos. No entanto, a aceitação do Pix ainda é limitada no mercado de games. Segundo a pesquisa, apenas 13% dos respondentes escolheram o Pix como principal método de pagamento ao realizar compras no segmento, o que mostra um grande potencial de crescimento no Brasil para as plataformas que ainda não aceitam o Pix.


O estudo completo também traz dados e insights sobre o valor médio gasto pelos gamers em cada país, como o parcelamento de compras influencia no consumo de produtos e serviços neste universo, com que frequência os gamers realizam compras e sua relação com o tempo médio gasto nos jogos, além de outras tendências nos meios de pagamentos em jogos.


Para fazer o download do estudo completo gratuitamente, clique aqui.

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