top of page
  • Foto do escritorFincatch

Com inteligência artificial do ChatGPT, empresa cria IA para simplificar negociação de dívidas




Diminuir a inadimplência é uma tarefa árdua para as empresas e, para dificultar ainda mais, o número de endividamento do brasileiro só aumenta. Quatro em cada dez brasileiros (ou 65,45 milhões de pessoas) estavam negativados no último mês de fevereiro, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Para ajudar as companhias a melhorar o índice de resolução de pendências financeiras de clientes em situação de débito, a Monest, empresa de recuperação de crédito, criou o Monest IA, um assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial (IA) para conversar com os clientes inadimplentes e negociar o pagamento de forma autônoma e escalável. A plataforma é capaz de conduzir negociações por meio de diálogos naturais e oferecer propostas de acordo – tudo pré configurado por humanos –, levando em consideração o perfil de cada cliente. A Monest IA utiliza a sua base de dados treinada na inteligência da OpenAI empregada no ChatGPT e é uma das primeiras plataformas desenvolvidas com essa proposta específica de negociação de dívidas.

A assistente de negociação interpreta as respostas do devedor e oferece soluções para o pagamento de forma facilitada para que o cliente consiga encaixar a despesa no seu orçamento. As condições são ofertadas pelo assistente a partir de limites pré-estabelecidos pelo credor. Caso a negociação não tenha sucesso nessa primeira instância, o cliente é direcionado para um atendente humano que dará continuidade ao atendimento.

Por ser digital, os clientes podem realizar negociações a qualquer dia e horário e ter uma experiência sem fricções. Para as empresas credoras, a plataforma traz mais agilidade no processo de cobrança, melhora a experiência do cliente e reduz custos operacionais. A Monest estima que a tecnologia possa diminuir o esforço humano na recuperação de crédito em até 40%.

“Resolvemos a dor das empresas em cobrar os clientes, ao mesmo tempo que ajudamos o devedor a resolver facilmente o seu problema, tudo em um ambiente digital e sem constrangimento”, resume Thiago Oliveira, CEO da Monest.

Experiência aprimorada do cliente

A experiência do cliente é algo relevante no processo de recuperação de crédito e, portanto, é preciso levar em consideração as preferências de cada um. Para Oliveira, o consumidor moderno, em sua maioria, é mais digitalizado. Segundo o executivo, na maior parte dos casos, o cliente prefere contatos rápidos e menos invasivos e isso inclui facilidades para quitar suas dívidas por meio de canais digitais.

“A Monest IA gera uma melhor experiência para o cliente porque ele fica mais confortável em conduzir uma negociação de forma mais amigável, sem ter o constrangimento de falar sobre esse assunto delicado com uma outra pessoa”, conclui Oliveira.


50 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page