Swap recebe autorização e passa a operar o Pix Direto no sistema do BC
- Fincatch
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

A Swap, empresa de infraestrutura financeira para empresas B2B, obteve a autorização do Banco Central e passou a operar o Pix Direto. A mudança, concluída com sucesso nodia 25 de junho, conecta a infraestrutura da Swap diretamente à do BC, garantindo mais autonomia, performance e eficiência para as transações de seus clientes.
Os clientes da Swap vão acessar e operar o Pix da mesma forma, mas terão mais soluções para o negócio no médio prazo. Este movimento é um capítulo importante na evolução da Swap, que se firma cada vez mais como uma plataforma de infraestrutura completa, como destaca o CEO Doug Storf.
“Iniciamos nossa história como infraestrutura para players de benefícios focados em cartões e, nos últimos anos, expandimos nossas soluções tanto para o B2B como um todo como nas verticais de produtos de banking, risco, compliance, app e portais white label e processamento puro”, diz. “O Pix Direto chega para nos consolidar ainda mais como um parceiro estratégico de infraestrutura completa e robusta para o mercado B2B”.
A migração – feita em poucas horas na quarta-feira – foi antecedida por um período minucioso de preparação, que garantiu que a transição fosse feita com segurança e sem nenhum tipo de prejuízo aos clientes da Swap. Isso envolveu um processo rigoroso de homologação junto ao Banco Central, além de adequação da infraestrutura para efetivar a conexão à Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), garantindo uma transição segura e eficiente.
“Construir uma conexão direta com o Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central é um desafio de engenharia bastante complexo. Por isso, tomamos todas as medidas necessárias para garantir que a infraestrutura estaria pronta para a migração, com APIs, certificados digitais instalados, conexão segura, sistema de conciliação desenvolvido e monitoramento 24/7 configurado”, diz Rodrigo Melgar, CTO da Swap. Ele ainda conta que foram feitos testes de carga e de estresse para certificar que o sistema seria capaz de operar em capacidade total desde o primeiro dia.
Para o CRO Ury Rappaport, a novidade é também um marco para a Swap. “Em um mercado de Embedded Finance cada vez mais maduro, os clientes buscam parceiros que ofereçam não só APIs, mas também robustez, segurança e confiança. Ter uma relação direta com o regulador mostra nossa maturidade e nosso compromisso de longo prazo com os parceiros, reforçando nossa posição de liderança no Banking as a Service B2B”.
Comments