Lançamento do PIX Automático: Confira os impactos da nova funcionalidade do Banco Central
- Fincatch
- 5 de jun.
- 1 min de leitura

O Banco Central do Brasil anunciou nesta semana, o lançamento do PIX Automático, uma nova modalidade de pagamento voltada para contas recorrentes, como energia elétrica, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e serviços de assinatura. A funcionalidade estará disponível a partir do dia 16 de junho.
O professor Paulo Faria, docente do curso de Administração da ESPM e administrador de empresas, comenta as implicações econômicas e operacionais dessa novidade para consumidores e empresas: “O pix automático permite que pagamentos recorrentes sejam feitos de maneira automática, agilizando processos demorados e reduzindo o risco de erros. O objetivo é gerar mais praticidade e conveniência para o dia a dia dos brasileiros.”, analisa.
O PIX Automático funcionará como uma alternativa ao tradicional débito automático. “A principal diferença é que não será necessário firmar convênios diretos entre empresas e bancos. Com uma única autorização do usuário, os pagamentos serão realizados automaticamente, com a gestão sendo feita diretamente no aplicativo do banco, oferecendo mais praticidade, controle e segurança.”, explica Paulo Faria.
Segundo o Banco Central, o novo modelo tem potencial para reduzir a inadimplência, diminuir custos operacionais e democratizar o acesso a soluções de cobrança para pequenas e médias empresas, como academias, escolas, marketplaces e prestadores de serviços recorrentes.
Além disso, o PIX Automático funcionará todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana, ao contrário do débito automático convencional, limitado aos dias úteis.
Comments