B8 Partners lança fintech DeFin para acelerar o mercado de Renda Fixa Digital com modelo de "Investment Banking as a Service"
- Fincatch
- há 5 minutos
- 3 min de leitura

A B8 Partners, boutique financeira fundada por Marcelo Liberman, Beny Fard e Rubens Neistein, anuncia a criação da DeFin, unidade tecnológica de negócios dedicada à inteligência e estruturação de Renda Fixa Digital. A iniciativa chega ao mercado operando sob o inovador modelo de Investment Banking as a Service (IBaaS), com a missão de resolver a desconexão entre a inovação tecnológica do fracionamento digital de ativos (tokenização) e as exigências regulatórias, técnicas e de governança dos investidores institucionais.
A tese da DeFin ataca um gargalo estrutural do mercado financeiro brasileiro: a escassez de crédito eficiente para pequenas e médias empresas. Enquanto grandes bancos concentram esforços em operações dezenas de milhões de dólares e o mercado de capitais tradicional impõe custos proibitivos para emissões menores, milhares de empresas sólidas ficam desassistidas.
Embora soluções regulatórias modernas (como as Resoluções CVM 88 e 231/232) e tecnológicas (tokenização) existam para preencher essa lacuna, a complexidade técnica ainda afasta emissores e investidores. A DeFin surge para traduzir essa complexidade em produtos investíveis.
Atuação de Ponta a Ponta: Auditar, Estruturar e Liquidar
Diferentemente de consultorias tradicionais, que entregam apenas o desenho teórico, ou de plataformas fornecedoras de tecnologia pura, a DeFin atua em toda a cadeia de valor da operação:
Auditoria e Validação: Aplicação de metodologias proprietárias de análise e testes de estresse (qualitativo e quantitativo) para assegurar a integridade e governança das operações, seus lastros e performance.
Estruturação: Desenho da engenharia financeira, técnica e jurídica, adequando a operação às normas aplicáveis e às melhores práticas de mercado (estruturas, garantias, governança etc.).
Suporte à Liquidação: Conexão do ativo estruturado (pronto para comitês de investimento) com a ampla rede de distribuição da DeFin, aumentando a aderência com investidores certos e facilitando o acesso ao capital.
A união da experiência financeira “Tradicional” e “Digital”
A nova unidade consolida a união de duas forças. De um lado, a B8 Partners, com a experiência e a extensa rede de relacionamento dos sócios em M&A, Dívida & Crédito Estruturado e Investimentos Alternativos. De outro, Christian Gazzetta e André Carvalho são os novos sócios trazendo +8 anos de experiência nativa em ativos digitais.
“O mercado já possui diversas plataformas de tokenização e regulação amigável, mas para uma adoção institucional em escala é fundamental um maior rigor na curadoria dos ativos e uma comunicação ainda mais clara para os investidores”, afirma Christian Gazzetta, Economista e sócio da DeFin. “Nossa missão é garantir que a agilidade da tokenização não comprometa sua segurança. Entregamos ao investidor institucional a transparência, a governança e o rigor da análise fundamentalista que ele já exige no mercado tradicional, mas em formatos mais eficientes.”
O modelo inovador de "Investment Banking as a Service"
O conceito de Investment Banking as a Service (IBaaS) da DeFin associada à sua plataforma tecnológica proprietária, permite que Escritórios de Investimento (AAIs), Consultorias de Valores Mobiliários (Multi Family Offices) e Tokenizadoras utilizem a empresa como um "motor de estruturação" terceirizado.
“Muitos escritórios deixam de atender demandas de captação de recursos dos seus clientes empresariais por não terem uma mesa de estruturação interna. A DeFin preenche essa lacuna”, complementa Beny Fard, Engenheiro, CEO e Cofundador da DeFin. “Nós habilitamos nossos parceiros a atuarem como mini-bancos de investimento, entregando a solução completa, da originação do crédito à distribuição do produto financeiro ao mercado.”
A robustez da metodologia proprietária da DeFin é reforçada por André Carvalho, Mestre em Economia, Finanças & Ciência de Dados e sócio da DeFin responsável pela modelagem qualitativa e quantitativa: “A aplicação de Ciência de Dados na estruturação financeira é o que nos permite escalar o rigor bancário. Não estamos apenas digitalizando contratos; estamos inserindo inteligência de dados na avaliação de risco para garantir que a celeridade da operação não comprometa a profundidade da análise.”
Para os fundadores da B8 Partners, a nova unidade é a peça que faltava para destravar o potencial do Middle Market. “Temos um fluxo constante de oportunidades em nossa rede de parceiros, e a DeFin atua como um catalisador tecnológico, permitindo que a B8 entregue soluções de liquidez muito mais rápidas, aderentes e customizadas do que os grandes bancos conseguem oferecer”, pontua Beny Fard, que também destaca o impacto na ponta do cliente, “Estamos democratizando o acesso à engenharia financeira de alto nível. O que antes era restrito a corporações bilionárias, agora está acessível a empresas médias e em crescimento através da nossa tecnologia proprietária, gerando valor real para a economia real.”
Com este movimento, a DeFin consolida sua visão de um mercado de capitais híbrido, onde a solidez da análise e dos fundamentos econômicos se unem à eficiência da infraestrutura blockchain em finanças descentralizadas.
.png)















