top of page

O que são NFT's? Conheça mais sobre estes ativos que 'têm dado o que falar'




NFT é o acrônimo para a expressão 'Non-Fungible Token', ou 'token não fungível'. Trata-se de um ativo digital relativamente novo (surgiu em 2014 mas começou a ganhar força nos últimos anos) e que vem dando o que falar em noticiários de finanças e tecnologia do mundo do todo.


Tokens


Os NFT's são ativos digitais, chamados também de tokens. Esta expressão surgiu com o mercado das criptomoedas, e são a representação digital de um ativo registrada na blockchain, tecnologia que nasceu com o Bitcoin, que é uma rede descrentralizada e utiliza a criptografia.


Ativos Fungíveis x Ativos Não-Fungíveis


Quando falamos que um ativo é fungível, significa que ele pode ser substituído por outro de mesma espécie, sem perda ou ganho para quem detem sua propriedade. Por exemplo, uma nota de R$ 100 pode ser substituída por outra nota de R$ 100, ambas continuam tendo o mesmo valor, o que torno, por exemplo, o dinheiro comum, um tipo de ativo fungível.


Já os ativos não-fungíveis são aqueles que são únicos. Assim, quando falamos que os NFT's são tokens não-fungíveis siginifica que eles são um certificado digital de propriedade que qualquer um pode ver e confirmar sua autenticidade, mas ninguém pode fazer alterações.


Cada NFT é um certificado digital que possui um códido, que fica registrado na blockchain via smart contract, que são 'contratos inteligentes' que executam as regras pré-estabelecidas. Isto permite a checagem de todos.


NFT's e as obras de arte


Os NTF's são muito utilizados no meio das artes. Por exemplo, digamos que um artista crie uma obra digital e a transforme em NFT. Na hora que ele vender esta obra, o detentor do NFT é o úncio que tem a posse real da obra. Apesar da mesma poder ser distribuída e baixada por toda a internet, a única que possui um real valor é aquela daquele que detiver propriedade do NFT.


O NFT pode ganhar valor conforme a obra associada seja apreciada pelo público, passando por um processo de valorização similar às obras de arte tradicionais.


Criação e Negociação de NFT's


Como estamos falando de ativos digitais e com associações à blockchain, todo o processo de criação e negociação de NFT's necessita de plataformas.


O processo costuma se iniciar com o artista ou criador do conteúdo registrando a arte e criando o token. É feita a conexão de uma carteira de criptomoedas (neste processo há uma taxa por conta do uso da rede) com a plataforma de registro, na hora de subir a arte. Os arquivos digitais podem ser imagens, músicas, vídeos ou modelos 3D.


Este pode ser negociado diretamente entre as partes, porém, é muito comum o uso de plataformas especializadas, como OpenSea, Coinbase, Binance, Rarible, Solanart, 9Block.



9 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page