

há 39 minutos


Imagine centralizar todas as suas contas, cartões e investimentos em um único lugar, recebendo ofertas de produtos financeiros verdadeiramente alinhadas ao seu perfil - tudo isso sem a complexidade de gerenciar múltiplas contas em diferentes bancos. Essa é a proposta do Open Finance (Sistema Financeiro Aberto), uma iniciativa regulamentada e impulsionada pelo Banco Central do Brasil. O sistema permite que instituições financeiras autorizadas — como bancos, fintechs e corretoras —, com seu consentimento, compartilhem dados para oferecer serviços mais inteligentes, eficientes e personalizados.
Ricardo Malaquias, Diretor de Estratégia, Cobrança e Operações da Simplic - fintech especializada em crédito pessoal - explica que, com a atuação do Banco Central garantindo a estrutura e a segurança do sistema, o usuário pode focar em explorar todo o potencial da ferramenta. "O Open Finance coloca você no comando da sua vida financeira, com praticidade e poder de escolha", afirma. Confira abaixo 5 oportunidades para aproveitar ao máximo seus benefícios:
Um dos maiores benefícios é a possibilidade de unificar todas as suas informações financeiras. Ao conectar suas contas ativas de diferentes instituições em uma plataforma de sua confiança, você obtém uma visão integrada e clara da sua situação financeira.
No entanto, evite vincular contas que não são mais usadas. "As pessoas costumam autorizar o compartilhamento de informações de contas inativas ou pouco utilizadas, o que gera ruído na análise dos seus hábitos financeiros reais. O ideal é conectar apenas as contas ativas e relevantes, aquelas que refletem sua movimentação atual", explica. Manter apenas o essencial vinculado ajuda a ter uma visão mais clara e útil da sua situação financeira.
Ao compartilhar seus dados (sempre com sua autorização), você permite que as instituições compreendam seu perfil e possam apresentar propostas mais relevantes. "Isso se traduz em oportunidades reais como melhores oportunidades para empréstimos, cartões com benefícios alinhados ao seu consumo ou investimentos sob medida para seus objetivos", explica o executivo. O sistema funciona como um canal para encontrar as melhores opções do mercado para você.
Com o Open Finance, tarefas como análise de crédito e contratação de serviços tornam-se muito mais ágeis. Suas informações são compartilhadas de forma segura e digital, eliminando a necessidade de apresentar diversos comprovantes. "A velocidade e a precisão das análises aumentam significativamente, permitindo que você aproveite oportunidades no momento certo, com base em uma análise fiel da sua saúde financeira", complementa.
O sistema foi desenhado para dar a você total controle sobre quem acessa seus dados e por quanto tempo. É possível gerenciar as permissões concedidas a cada instituição de forma simples, diretamente pela plataforma do seu banco ou fintech. "Isso garante transparência e autonomia. Você decide quais empresas podem oferecer produtos e acompanha tudo de forma organizada", reforça.
O Open Finance veio para descomplicar. Em vez de alternar entre vários aplicativos e sites, você centraliza o acesso aos seus produtos e aproveita uma experiência mais fluida e conectada. A integração, respaldada pela regulamentação do Banco Central, traz eficiência e clareza, ajudando a construir uma relação mais estratégica e proveitosa com o dinheiro.
“Essa ferramenta é uma evolução natural do sistema financeiro, colocando tecnologia a serviço do cidadão. Com a segurança estrutural garantida pelo Banco Central, o usuário ganha em praticidade, personalização e poder de escolha para tomar decisões cada vez mais alinhadas com seus objetivos”, finaliza.

