O mundo antes do Pix era outro, não é mesmo?! O Pix foi lançado há pouco tempo atrás, em novembro de 2020, porém, muitas pessoas já se acostumaram tanto com o novo sistema de pagamentos que preferem nem se lembrar como eram suas vidas antes dele.
Na vida "pré-pix", os pagamentos eram muito mais “engessados”. Transferências entre diferentes bancos só eram possíveis via TED ou DOC, sem possibilidades de pagamentos em finais de semana, feriados e muitas vezes demoradas. Fora isso, vários dos bancos cobravam tarifas que traziam grande insatisfação dos usuários.
Com o surgimento do Pix, os pagamentos ganharam a possibilidade de serem feitos de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana e, para pessoas físicas, 100% gratuitos.
Isso sem falar dos benefícios para as empresas. Com a possibilidade do recebimento instantâneo, boa parte começou a aceitar a modalidade, sem taxas em alguns casos, ou, quando cobradas, mais econômicas, por exemplo, do que as cobradas para receber via cartão.
Nos últimos meses, o Pix ainda trouxe novidades, como o Pix Saque, o Pix Troco e o Pix Parcelado.
Remessas Internacionais
Você já precisou realizar alguma transferência internacional? Muitas vezes o processo não é nada prático, é demorado e caro. Porém, com a evolução da tecnologia no meio de pagamento, este processo deve ter um desfecho muito parecido com o Pix, até por isso, por aqui, é apelidado de “pix global”.
Este projeto se chama Nexus. Trata-se de um projeto que vem sendo trabalhado com o intuito de pagamentos entre países e diferentes moedas em até 60 segundos. A ideia inicial é que ele possa ser implementado em mais de 60 países.
O projeto é desenvolvido pelo Banco Central de Compensações Internacionais (BIS), e, neste momento, estão sendo feitos testes em países como Uruguai, Malásia, Cingapura e Itália.
Justamente por conta dos testes e das validações, não foi definida ainda uma data oficial para o seu lançamento, porém, uma vez que ele seja lançado, haverá muito mais praticidade e transparência nas remessas internacionais. Vamos aguardar!
Comentarios