top of page

7 das 12 contas digitais mais usadas na América Latina têm operação no Brasil


contas digitais


Já é fato que, cada vez mais, as contas digitais ganham mais espaço no dia a dia das pessoas. Praticidade, menores taxas, melhores experiências e até a inclusão financeira são alguns dos grandes motivadores para isto.


Quando olhamos o Brasil, isto fica ainda mais nítido. Desde o surgimento das primeiras opções de contas, no começo da década de 2010, além do fator pandemia da Covid-19 foram contribuindo para uma adesão cada vez maior. E estes números ficam bem claro quando percebemos que no contexto da América Latina como um todo, as 7 primeiras colocadas no ranking de carteiras digitias com mais usuários possuem operação no Brasil. O levantamento foi feito pela iupana.


Conheça mais sobre cada uma das fintechs que aparecem no ranking.


1) Nubank


A primeira posição do Ranking fica com o Nubank, com mais de 94 milhões de usuários (sendo que 78 milhões são ativos). O Nubank foi fundado por David Vélez, um colombiano radicado nos Estados Unidos que, em outubro de 2012, dirigiu-se à cidade de São Paulo e, em maio de 2013, com a brasileira Cristina Junqueira e o estadunidense Edward Wible, fundararam uma startup que ofereceria serviços bancários sem qualquer tarifa. O escritório era uma pequena casa localizada no bairro Brooklin em São Paulo. Hoje o Nubank conta com contas Pessoa Física e Pessoa Jurídica, com soluções envolvendo empréstimos, investimentos, cartões, seguros, entre outras. O roxinho conta também com operações no México e na Colômbia.


2) Mercado Pago


O Mercado Pago é uma fintech da Argentina mas que conta com operação também no Brasil, com mais de 53 milhões de usuários ativos. Com sua criação em 2004, sendo um meio de pagamento do Mercado Livre, o Mercado Pago surgiu para oferecer mais segurança para seus clientes e vendedores. Já em 2009, a sede no Brasil começa a oferecer suas soluções de pagamento além do Mercado Livre, expandindo para outros e-commerces.


3) PicPay


O PicPay é uma fintech brasileira criada em 2012, criado na cidade de Vitória, criado por empreendedores que tinham o objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil, a partir de pagamentos descomplicados pelo celular. Hoje a solução conta com diversos serviços, tais como empréstimos, investimentos, seguros, cartões, pagamentos. A conta digital conta com mais de 34 milhões de usuários ativos.


4) PagBank


Em quarto lugar aparece a também fintech brasileira PagBank, para muitos, inclusive, considerada a primeira iniciativa brasileira. Tudo começou em 01 de Janeiro de 2006, quando foi lançada no mercado a BRPay fundada pelos sócios Sergio Costa, Armando Hilel e Leonardo Pascoal. No mês de janeiro de 2007 o UOL realizou a compra da BRPay. Em 15 de julho de 2007 o UOL mudou o nome de BRPay para PagSeguro. Em maio do de 2019, o PagSeguro lançou o PagBank, a sua conta digital. E em maio de 2023, o PagSeguro anunciou uma mudança de marca, passando a se chamar PagBank. Atualmente são mais de 31 milhões de usuários, que têm acesso às contas para Pessoa Física e Pessoa Jurídica, com serviços envolvendo investimentos, pagamentos, cartões, empréstimos, seguros, dentre outros.


5) Banco Inter


Diferente dos anteriores, considerados Neobank por terem sido criados totalmente no meio digital, o Inter tem uma história mais antiga, pois derivou-se de uma instituição financeira tradicional. Tudo começou com a financeira Intermedium CFI foi fundada em 1994, na cidade de Belo Horizonte por membros da família Menin, proprietária do Grupo MRV Engenharia. O propósito inicial era fomentar operações de Crédito Imobiliário, entretanto, a empresa acabou se consolidando nos mercados de Crédito Consignado e Middle Market. Em 2007 houve a reabertura das operações de crédito imobiliário, sendo o refinanciamento imobiliário o principal produto dessa carteira. O ano de 2008 ficou marcado pelo recebimento de carta patente do Banco Central com autorização para operar como banco múltiplo. E finalmente no final de 2014, o Inter lançou a Conta Digital, uma conta-corrente totalmente gratuita, que pode ser acessada por celulares, computadores e permite depósitos, transferências, pagamento de boletos, entre outros serviços. Hoje existem opções de conta PF e PJ, com soluções de investimentos, crédito, seguros, conta global, dentre outras. No levantamento da iupana, já são mais de 30,4 milhões de usuários (sendo 16,4 milhões ativos).


6) Neon


A Neon foi fundada no dia 11 de julho de 2016 e surgiu após a indignação do fundador da Neon, Pedro Conrade, que, depois de estourar R$ 1 da sua conta-corrente, descobriu que seu banco iria cobrar R$ 46 de tarifa para início de uso do cheque especial. Hoje a conta possui como soluções serviços de envovlendo empréstimos, cartões, investimentos e soluções para empresas. A fintech conta com mais de 26 milhões de usuários.


7) iti


Se você pensa que os grandes bancos ignoram as contas digitais, você está enganado! Boa parte deles resolveu "entrar no jogo". É o caso, por exemplo, do Itáu, com a carteira digital iti. O iti é o banco do Itaú, 100% digital, que carrega o peso da credibilidade de um banco tradicional. No entanto, apesar de pertencerem ao mesmo grupo de serviços financeiros, são instituições independentes, e não é necessário ter uma conta no Itaú para abrir uma conta no iti. Lançado em 2019, hoje o banco iti tem mais de 20 milhões de clientes ativos e oferece serviços de pagamentos, cartão de crédito sem anuidade, empréstimos, carteira digital e rendimento do saldo de 100% do CDI sem cobrança de IOF, com o Minhas Metas. A fintech conta com mais de 24,2 milhões de usuários.


8) Nequi


O Nequi é carteira digital criada na Colômbia, pertencente ao grupo Bancolombia. Já são mais de 18,5 milhões de usuários (destes, 13,3 milhões ativos).


9) Daviplata


A Daviplata é uma carteira digital colombiana, criada pelo banco Davivienda, em 2011. Já são mais de 17,4 milhões de usuários, com operação também em El Salvador.


10) Yape


A carteira digital Yape foi criada no Peru em 2023, pelo grupo Credicorp. Já são mais de 14,2 milhões de usuários (10,5 milhões ativos), com operação também na Bolívia.


11) BAZ


A conta digital BAZ foi criada pelo Grupo Salinas de México, em 2021. Já possuem mais de 13,2 milhões de usuários.


12) Spin by Oxxo


Fechando o ranking temos a conta Spin by Oxxo, pertencente ao conglomerado mexicano Femsa, em 2021. Possuem mais de 6,9 milhões de usuários.

13 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page