Aplicativo de abastecimento adota sistema IA para combater fraudes financeiras
- Fincatch
- há 3 minutos
- 2 min de leitura

O uso de inteligências artificiais (IA) tem sido cada vez mais decisivo na prevenção de fraudes em sistemas de pagamento. As tecnologias mais avançadas permitem identificar padrões anômalos em tempo real, analisar grandes volumes de transações e responder automaticamente a atividades suspeitas, reduzindo drasticamente os riscos de adulteração de informações.
De acordo com o estudo "Pulso 2024 – Experiência Digital: a Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina", 52% dos líderes do setor financeiro brasileiro planejam implementar mecanismos de IA voltados à detecção de fraudes nos próximos dois anos.
Seguindo esta tendência, o Gasola, especialista em gestão de abastecimento de frotas com pagamentos negociados à vista, acaba de anunciar o lançamento da sua IA, que está em fase inicial. Como explica Ricardo Lerner, CEO, atualmente, ao abastecer um caminhão pelo aplicativo da empresa, o motorista precisa preencher algumas informações sobre o veículo e tirar fotos de alguns elementos-chaves desse processo, como por exemplo da bomba de combustível. Todavia, esta validação para conferir as informações inseridas são realizadas por pessoas, o que torna o processo de aferição um pouco mais lento.
Com a implementação da Inteligência Artificial, o Gasola quer automatizar o processo para otimizar a ferramenta, fornecendo mais segurança e atendendo às necessidades dos seus clientes. “Com a IA, conseguimos validar se a placa registrada na foto corresponde ao veículo autorizado, gerando assim ainda mais segurança para as transportadoras. O instrumento entra em ação comparando o que foi digitado com o que é identificado visualmente, sinalizando se há correspondência ou divergência, ajudando tanto o motorista quanto a empresa a evitar falhas. Isso garante mais segurança e agilidade, especialmente nos casos em que ocorrem erros de digitação”
O especialista pontua que, em breve, não será mais necessário digitar dados atualmente necessários, já que o aplicativo será capaz de identificar se o conteúdo confere apenas pela foto. Desta forma, a empresa busca evitar problemas como erros de digitação e tentativas de abastecimento em veículos não autorizados. Ao comparar os registros com os dados cadastrados, a IA consegue sinalizar divergências. Esta medida promete reduzir as possibilidades de fraude e melhorar a integridade das informações que alimentam os relatórios de performance do Gasola.
Com a automação em expansão, Ricardo diz que já observa impactos concretos na rotina das empresas. “Temos obtido relatórios mais consistentes que têm melhorado a experiência do motorista e resultado em menos falhas humanas. Também ganhamos uma evidente produtividade dos gestores”, observa. A redução nas inconsistências e o cruzamento preciso de dados tornam a tomada de decisão mais ágil e embasada, reforçando o papel da tecnologia como aliada estratégica em um setor cada vez mais pressionado por eficiência e controle operacional.
Lerner conclui explicando que o sistema será capaz de reconhecer automaticamente a placa, o volume abastecido e a quilometragem, garantindo mais agilidade e confiabilidade. O mecanismo acompanha a demanda do setor logístico por eficiência operacional e redução de custos, entregando dados estruturados que facilitam decisões estratégicas e fortalecem a governança das empresas. “A ideia é deixar o processo 100% automatizado, eliminando a necessidade de digitação por parte do condutor e otimizando a gestão dos administradores, que passam a contar com dados mais precisos e seguros.”
Comentarios