top of page
granatum
WhatsApp Image 2024-08-30 at 15.05.39.jpeg

Apoio do Mercado Pago ajuda a transformar vida de ambulantes do Carnaval de Salvador

Foto do escritor: FincatchFincatch


No agito do Carnaval de Salvador, onde a festa é marcada pela energia e pela movimentação das ruas, muitos ambulantes estão aproveitando a oportunidade para transformar suas vidas, muito também com o apoio do Mercado Pago.

 

Um exemplo disso é Rita de Cassia da Silva Melo, conhecida como “a negona di boa”, que, ao lado de outros vendedores, experimenta uma mudança significativa em sua forma de trabalhar e de lidar com o seu negócio.

 

Rita nunca teve carteira assinada, mas encontrou no Carnaval uma fonte de renda constante. "Trabalho nas festas de carnaval desde sempre. Graças ao trabalho aqui, consegui trocar meu fogão, meu colchão. Tudo isso é possível por causa do Carnaval", conta com orgulho.

 

O grande diferencial, no entanto, tem sido a tecnologia que chegou para facilitar sua vida. “Nunca imaginei que pudesse ter uma ferramenta que facilitasse tanto meu trabalho e permitisse me tornar uma empreendedora”, diz Rita. A facilidade de realizar transações por meio do PIX e das maquininhas de cartão tem impulsionado suas vendas de forma significativa.

 

"Com o movimento do Carnaval e as facilidades do Mercado Pago, consigo ganhar até R$7 mil durante o Carnaval. Esse valor representa muito para mim e minha família, principalmente para meu neto, que precisa de cuidados especiais", revela Rita, que se tornou uma verdadeira empreendedora com a ajuda da tecnologia.

 

Além de Rita, outros ambulantes estão vivendo uma transformação. João Carlos da Silva, 38 anos, trabalha com bebidas e comidas rápidas durante o Carnaval de Salvador. Ele compartilha a importância das maquininhas do Mercado Pago: “A minha realidade mudou muito desde que comecei a usar o Mercado Pago. A facilidade do pagamento por cartão e PIX melhorou minhas vendas."

 

Outra história de sucesso é a de Maria de Lourdes, 42 anos, que vende acessórios e fantasias. "A facilidade de receber no PIX me ajudou a alcançar um público maior. Já vendi mais este ano do que no ano passado. Sem a tecnologia, seria impossível fazer tantos pagamentos e organizar as vendas dessa forma", diz Maria, empolgada com os resultados.

 

Pesquisa revela otimismo e planejamento

 

Em uma pesquisa realizada em fevereiro de 2025 com ambulantes credenciados para o Carnaval em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, 56% dos entrevistados afirmaram estar otimistas com as vendas. A pesquisa revelou ainda que 90% dos ambulantes ofereciam o PIX como forma de pagamento, e 77% usariam o cartão de débito, o que reflete a adesão crescente à digitalização dos pagamentos no setor informal.


Os ambulantes também estão se planejando melhor para este ano: 24% recorreu ao dinheiro guardado para comprar os produtos, enquanto 16% se organizou para fazer estoque por meio de empréstimo e 28% usou o cartão de crédito. Já 21% pegou dinheiro com amigos e familiares e 11% dispôs de parte da renda atual.

 

Agora Vai nas Ruas promove ações de educação financeira para ambulantes

 

O Agora Vai nas Ruas, programa do Mercado Pago que oferece cursos e orientação financeira a ambulantes, tem apoiado o empreendedorismo no setor informal. Por meio desse projeto, os ambulantes contam com ações de capacitação para organizar suas finanças, controlar suas receitas e despesas, além de fazer um uso mais eficiente das ferramentas de pagamento eletrônico, como o PIX e as maquininhas de cartão.


Além disso, o Agora Vai nas Ruas visa empoderar os ambulantes, proporcionando-lhes não apenas as ferramentas de pagamento, mas também o conhecimento para gerir seus negócios de forma mais eficiente e segura.


 

Comments


Post: Blog2_Post
banner-neo-900x100.png
  • TikTok
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

©2023 por Fincatch. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page