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Após crescimento em 2022, Omie quer manter avanço sustentável e caixa positivo em 2023



O ano de 2022 foi desafiador para o mercado, entre demissões, retração corporativa e baixas rodadas de investimentos. Mas, na contramão deste cenário, a Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, manteve seu ritmo sustentável de crescimento e registrou um avanço de 76% em sua receita recorrente. A empresa conseguiu expandir seus negócios, fechando o período com mais de 115 mil clientes, 27 mil contadores parceiros, 141 franquias no país e cerca de 1.700 colaboradores.


Segundo Marcelo Lombardo, CEO e cofundador da Omie, a captação de R$580 milhões, em rodada série C, liderada pela Softbank em 2021, com extensão da chinesa Tencent, garantiu fundos para avançar em diversas frentes do negócio e ter equilíbrio financeiro ainda em 2023. “Com os aportes, foi possível ampliar ainda mais nossa participação no mercado e investir na captação de novos clientes, evolução dos nossos produtos e na expansão dos canais de distribuição. Agora, temos uma estratégia consistente, focada em eficiência e performance, aumento de receita e na manutenção do fluxo de caixa positivo. Isso nos dará robustez e escalabilidade de forma sustentável para continuar com os planos de crescimento financeiro”, diz.


A scale-up realizou movimentações estratégicas para implementar melhorias para clientes, ampliando suas soluções para contadores e para o ecossistema empreendedor. Entre as principais, destacam-se os M&As da Conpass e Ergoncredit, a ampliação da joint venture com o OneFlow e o lançamento do app Omie, uma expansão do ERP para acesso rápido e prático aos dashboards utilizados na versão para desktop, além de aprovação de pagamentos e pedidos de compras, marcando a expansão da empresa para o segmento Mobile. Ao olhar para suas soluções financeiras, houve a ampliação dos serviços por meio do Omie.Cash, oferecendo uma experiência de um Internet Bank 100% integrado ao ERP - com isso, já configura-se como o 2º maior banco em volume e o 4º banco dentre os clientes Omie em valores de boletos emitidos. Houve ainda o lançamento do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que fornece dados econômicos do setor para todo o mercado.


A empresa ainda reforçou sua expansão por meio do banco digital Linker, adquirido no final de 2021, com mais de 30 mil clientes PJ atendidos. "Com o Linker, expandimos a nossa oferta para todos tipo de empresas, mesmo aquelas que ainda não estejam num estágio de maturidade para a aquisição de um ERP e portanto passamos a ter uma oferta completa, para todo tipo de empresa e toda a carteira de clientes dos contadores.


Através da Linker, além dos serviços financeiros, oferecemos também algumas funcionalidades de um sistema de gestão, como, por exemplo, a emissão de NFs e conciliação das movimentações bancárias com o sistema, proporcionando produtividade para empreendedores e contadores, oferecendo uma experiência de automatização de tarefas mesmo para empresas que nunca tiveram contato com um ERP", afirma o CEO.


Lombardo avalia o crescimento da Omie em um cenário mundial desafiador. “O mercado está enfrentando desafios jamais vistos, com altas taxas de juros, queda nos investimentos e captações, moedas desvalorizadas, demissões em massa, entre outros agravantes. Esse cenário acaba afetando o desempenho das empresas, mas conseguimos crescer em 2022. Seguimos em um progresso sustentável e consistente, como sempre fizemos, em um território com enorme potencial para crescimento”. Vale ressaltar que, segundo dados mencionados pelo Ministério da Economia, das 20 milhões de empresas registradas no Brasil, 99% delas são micro e pequenas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI). Ao olhar para o setor contábil, existem mais de 70 mil escritórios de contabilidade no país.


Aquisições


Os M&As realizados pela Omie têm o objetivo de sanar as dores do ecossistema empreendedor e oferecer soluções adequadas e completas para sua operação, além de serem ferramentas importantes para somar grandes talentos aos times da scale-up. As aquisições realizadas em 2022 evidenciam essa estratégia.


Com a compra da Conpass, em fevereiro de 2022, a Omie integrou todo o time da startup de Customer Experience para empresas de software. Com isso, foi criada a área de Customer Experience (CX), com a gestão de Ivan Biava, fundador da Conpass. “Nossa taxa de satisfação do cliente já era bem alta, mas o objetivo de oferecer um atendimento extraordinário era maior. Adquirimos uma empresa com uma solução robusta e time especializado, capaz de gerenciar de ponta a ponta toda a experiência de usuários, com suas múltiplas necessidades e jornadas”, afirma Lombardo.


A aquisição da Ergoncredit, player de crédito para PMEs, em agosto de 2022, reforçou a gama de serviços financeiros da Omie, com o principal objetivo de democratizar o acesso ao crédito para o mercado em geral. “Passamos a fazer a pontuação de crédito (credit scoring) dentro de casa, deixando o processo de avaliação mais rápido e menos burocrático. Hoje, o cliente também conta com as principais funções de um internet banking incorporado ao sistema de gestão, que lhe permite realizar pagamentos, efetuar cobranças, emitir boletos, adquirir crédito para investir em seu negócio, entre outros benefícios”, diz o CEO da Omie. Além disso, a Omie criou seu 4º pilar – Comunidade, um ecossistema para facilitar a comunicação e a gestão financeira entre os usuários do sistema Omie e seus clientes e fornecedores. “A solução não impacta apenas nossos clientes, mas toda uma rede na qual estão inseridos”, afirma.


Lombardo afirma, ainda, que a Omie avalia, constantemente, oportunidades de negócio que se alinham ao seu propósito e visão de mercado, com foco em melhorar os serviços e oferecer soluções que atendam às necessidades de seus clientes.


Próximos passos


Com o crescimento orgânico conquistado ao longo dos últimos anos, a Omie segue sua meta de impactar 1 milhão de clientes até 2025, anunciada em 2022. Lombardo reforça que, para isso, a scale-up foca em acelerar projetos que tragam escalabilidade, crescimento sustentável e que sejam rentáveis.


Para isso, a empresa concentrará uma maior alocação de recursos em três vertentes: serviços financeiros, com o fortalecimento de soluções para esse mercado, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, além de integração com mais bancos e lançamentos de produtos que seguem tendências do setor; educação empreendedora, por meio da Omie.Academy, que acaba de anunciar novo posicionamento e passa a atuar como uma comunidade de empreendedores; canais de geração de expansão dos negócios, com ajuda das unidades franqueadas e por meio das parcerias com contadores que fazem a intermediação entre a Omie e seus próprios clientes, além de um ERP cada vez mais robusto e unificado aos serviços financeiros, formando o futuro do internet banking.


“Esse crescimento sustentável, escalável e consistente do negócio nos permite um olhar estratégico sobre os ganhos e a tomar decisões inteligentes sobre a aplicação dos fundos captados por meio das rodadas de investimento, além de expectativa pelo Breakeven (tradução livre para ponto de equilíbrio) ainda em 2023”, diz o CEO.


Na frente de franquias, o objetivo da scale-up é manter a expansão nacional considerando o potencial do mercado – mais de 15 milhões de empresas e 70 mil escritórios contábeis. “Fechamos o ano com mais de 141 unidades franqueadas e reconhecimentos importantes, com o nosso primeiro Selo de Excelência em Franchising, da ABF, e o Prêmio As Melhores Franquias do Brasil”, afirma Lombardo.

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