Banco Inter habilita Jornada Sem Redirecionamento com a Sensedia, e ultrapassa 9 milhões de requisições por mês
- Fincatch
- há 1 minuto
- 3 min de leitura

O Banco Inter, um dos principais bancos digitais do país, implementou a Jornada Sem Redirecionamento (JSR) do Open Finance em parceria com a Sensedia, empresa global de API Management e integrações. A colaboração estratégica permitiu ao Inter um aumento de 20 mil para 200 mil pagamentos mensais via Open Finance em apenas quatro meses, alcançando uma redução de até 50% nos custos operacionais.
A JSR é um marco na evolução do Open Finance brasileiro, permitindo que usuários concluam pagamentos através de dados bancários salvos em carteiras digitais, sem a necessidade de serem redirecionados para o aplicativo do seu banco. Essa funcionalidade viabiliza o Pix por aproximação e proporciona uma experiência de pagamento mais fluida e segura para os consumidores.
A mudança, no entanto, exigiu uma adaptação tecnológica complexa em um prazo curto. Para atender à demanda, o Inter enfrentou desafios como a falta de infraestrutura, o tempo reduzido para o piloto e uma equipe interna reduzida, tornando o desenvolvimento de uma solução interna inviável. Além disso, as alternativas de parceiros estrangeiros apresentavam custos elevados, dificultando a implementação do projeto.
De acordo com Helcio Philippe Gonçalves Gomes, Senior Tech Manager do Inter, a Sensedia foi a única empresa que aceitou assumir o desafio dentro do prazo exigido pelo regulador, enquanto outros players pediam prazos maiores, incompatíveis com a urgência do projeto.
“A Sensedia nos ajudou a entrar na data do piloto, cumprindo todos os requisitos regulatórios, e ainda aumentamos em dez vezes a média de pagamentos mensais. Hoje, o Inter é uma das instituições que mais faz uso desse fluxo por meio de carteiras digitais como o Google Pay”, ressalta Gomes.
O sucesso da Jornada Sem Redirecionamento, que reduziu os custos da operação em até 50%, motivou o Inter a ampliar o escopo da parceria, passando a implementar também o Compartilhamento de Dados via Sensedia.
Qualidade dos dados
No ecossistema do Open Finance, a qualidade das informações compartilhadas é um ponto crítico para garantir a integridade do sistema e atender às exigências regulatórias. Uma delas é o Motor de Qualidade de Dados (MQD), mecanismo criado pelo Banco Central para monitorar a precisão e consistência das informações compartilhadas no Open Finance.
Para estar em conformidade com o MQD, o Inter conta com o Sensedia API Management, combinado ao Sensedia Events Hub, solução de integração assíncrona que assegura que todos os dados compartilhados com outras instituições sejam processados, tratados e reportados corretamente ao regulador.
Sempre que há um compartilhamento, as informações passam pela solução antes de serem enviadas ao Banco Central, permitindo que o regulador valide a qualidade dos dados transmitidos para o ecossistema. Esse módulo é essencial para garantir compliance em um ambiente altamente regulado.
“O processo nos dá tranquilidade porque garante que todas as informações regulatórias sejam prestadas de forma correta e transparente aos órgãos competentes”, explica Helcio.
“A parceria com o Inter comprova como conseguimos ajudar empresas de maneira estratégica, migrando soluções internas para nossas soluções especializadas, e sobretudo como o Open Finance pode ser um motor de eficiência para o setor financeiro. Ao unir tecnologia de ponta com uma visão orientada ao cliente, conseguimos apoiar o banco a cumprir exigências regulatórias com agilidade, ao mesmo tempo em que ampliamos a escala de seus serviços digitais. Esse case de sucesso reforça o papel da Sensedia como parceira de confiança para habilitar jornadas cada vez mais fluidas, seguras e sustentáveis no ecossistema financeiro brasileiro”, destaca Marcílio Oliveira, cofundador e Chief of Growth da Sensedia.
Para Gomes, a parceria se consolida como um pilar para a inovação contínua do Inter no cenário do Open Finance. “O próximo passo é que a Sensedia seja nosso fornecedor para todo o fluxo de detentores de conta, consolidando uma stack completa para suportar novas jornadas, como compartilhamento de dados, portabilidade de crédito e outras evoluções regulatórias”, conclui.
.png)















