O Bom Pra Crédito (BPC) está redefinindo sua estratégia de negócios com o objetivo de se tornar uma super wallet financeira, simplificando a vida dos consumidores. A empresa está expandindo seu foco, deixando de ser apenas uma provedora de empréstimos pessoais para oferecer uma ampla gama de produtos e serviços financeiros em sua plataforma digital.
“Oito meses atrás, 90% da nossa operação era de crédito pessoal. Hoje, essa atividade representa 52% do nosso marketplace e, até dezembro, a tendência é que caia para 44%”, projeta Leonardo Grapeia, membro do Conselho Consultivo do Bom Pra Crédito. Ele destaca que essa mudança “reflete uma nova conjuntura socioeconômica e a necessidade de atender às principais demandas dos brasileiros por acesso ao crédito, melhores taxas e novos passos após regularizarem suas finanças”.
Além disso, a empresa realizou uma retrofit, com uma nova identidade visual, muito mais moderna e robusta, o que resultou na melhoria do resultado.
“Queremos que esse primeiro acesso seja um ponto de partida para o usuário descobrir novas possibilidades de crédito e outros serviços financeiros no mesmo app. Estamos investindo em retrofit para garantir essa transição”, explica Bruna Cerqueira, head da BPC.
Os ajustes na estratégia de negócios do Bom Pra Crédito devem resultar em uma receita projetada de R$ 11,4 milhões até dezembro, com perspectivas de crescimento contínuo nos próximos anos. Parcerias estratégicas estão sendo formadas para aumentar a variedade de serviços e produtos oferecidos, utilizando os benefícios do Open Finance para atrair e fidelizar clientes com prazos e juros personalizados, que podem ser melhorados com garantias, como produtos ou salário.
“Buscamos facilitar a jornada do cliente e a adesão aos nossos produtos e serviços, apostando em APIs que cobrem todo o processo. O volume e a diversidade de oferta dependem do aumento da demanda. Quanto maior o acesso e as adesões, mais podemos individualizar condições e despertar ainda mais interesse”, detalha Grapeia.
Parcerias e novas perspectivas
O Open Finance tem sido fundamental para a estratégia do Bom Pra Crédito, permitindo um acesso mais rápido e detalhado às características e necessidades dos clientes. Isso requer habilidades para filtrar e processar essas informações, identificar oportunidades e potencializar trocas e sinergias com outros integrantes do ecossistema.
Para preencher lacunas deixadas por grandes instituições, a Head da BPC, Bruna Cerqueira, defende processos específicos para cada tipo de oferta na plataforma: “Os requisitos não podem ser os mesmos para todas as demandas. Desenvolvemos etapas específicas e modelos de micro serviços para cada produto”, afirma. A longo prazo, a plataforma pretende diversificar ainda mais, oferecendo opções como Bom Pra Comprar, Bom Pra Investir e serviços de seguro, fortalecendo a marca como referência em crédito.
Atualmente, a demanda por antecipação de FGTS é alta, com 70% dos negativados buscando esse serviço. O Bom Pra Crédito vê isso como uma oportunidade de redirecionamento:
Para Grapeia, organização e planejamento são essenciais, seja para quem busca crédito ou investe. “É importante considerar as parcelas futuras no orçamento e saber exatamente o que se quer alcançar. As mudanças na plataforma são expressivas e as perspectivas são bastante animadoras”, conclui.
Outras opções para pessoas físicas e empresas disponíveis na plataforma BPC além do tradicional empréstimo pessoal são: empréstimo com opções de garantia de imóvel, veículo e celular; linhas de crédito para MEIs e autônomos; antecipação do salário; Buy Now Pay Later, que permite ao tomador acessar valores acima da etiqueta de preço requisitado, conforme a capacidade de pagamento detectada pela plataforma; empréstimo consignado público; empréstimo consignado federal; e o BPC Check, um serviço disponibilizado para credores, que busca ser o birô com base no Open Finance e vai ajudar na redução de custos e acelerar a tomada de decisão, entendendo o público a partir dos dados financeiros enriquecidos.
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