top of page

Como saber se uma fintech é confiável?




Você já reparou como aumentou a quantidade de novas soluções financeiras, em sua grande maioria, 100% digitais? Trata-se de um movimento que começou no final dos anos 90, com o surgimento do Paypal, nos EUA, e se acelerou no cenário da crise econômica mundial de 2008 e com a evolução das tecnologias.


Para você ter uma ideia, de acordo com a nossa base, no Brasil já existem mais de 1.600 fintechs, estas oferecendo os mais variados tipos de soluções financeiras, tais como contas digitais, empréstimos, investimentos, seguros, câmbio, cartões, maquininhas, etc.


Porém, ao mesmo tempo que o grande número de opções é muito importante para os usuários, já que traz concorrência a um mercado tradicionalmente concentrado, a dificuldade de escolha de boas soluções acaba sendo um grande desafio.


Cada vez mais, é comum vermos notícias envolvendo vazamento de dados, suspensão de serviços, impossibilidade de sacar o dinheiro, dentre outras. Com a digitalização, ao mesmo tempo que aumentam a quantidade de opções, cria-se um "terreno" para os oportunistas.


Como encontrar as soluções mais adequadas e confiáveis?


A boa educação financeira em conjunto com a pesquisa são os melhores caminhos para encontrar as soluções financeiras mais adequadas e confiáveis. Esta pesquisa envolve diferentes aspectos, desde os produtos e serviços que são oferecidos, as taxas envolvidas, a regulamentação (quando se aplica) e a reputação.


A reputação das empresas pode ser pesquisada em diferentes canais:


  • Banco Central: possui uma página especial com ranking de reclamações das instituições financeiras (bancos, instituições financeiras, instituições de pagamentos, administradores de consórcios)

  • Reclame Aqui: possui informações sobre problemas enfrentados pelos usuários de uma solução e como estas resolvem os mesmos

  • Lojas de aplicativos: possuem avaliações dos usuários referentes aos aplicativos

  • Redes Sociais: as redes sociais das próprias empresas são bons "termômetros" para identificar problemas que os usuários estejam enfrentando

  • Fincatch: centralizamos todas as fintechs brasileiras em uma única plataforma 100% gratuita. Estas são divididas em categorias, subcategorias e palavras-chave. Cada fintech tem sua própria página, com informações gerais e avaliações de diversos parâmetros feitas pelos usuários e por especialistas.


Quer conhecer sobre a reputação de uma fintech ou quer contribuir com a comunidade, deixando a sua avaliação? Acesso nosso site e contribua!




17 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page