top of page
granatum
WhatsApp Image 2024-08-30 at 15.05.39.jpeg

Conheça seis tendências para o mercado de pagamentos em 2025

Foto do escritor: FincatchFincatch

Atualizado: 13 de fev.



PIX, pagamento por aproximação, carteiras digitais e tantos outros; os meios de pagamentos digitais já conquistaram o coração - e o bolso - dos brasileiros. Desde a implementação do PIX, o número de usuários e transações só cresce; segundo o Banco Central, foram 58 bilhões realizadas através da ferramenta em 2024. A expectativa para 2025 é que esses métodos fiquem ainda mais refinados. Pensando nisso, a Evertec+Sinqia fez uma pesquisa para descobrir quais serão as principais tendências que moldarão o mercado em 2025. 


Entre as novidades mais esperadas para o ano, estão as novas funcionalidades que o PIX irá ofertar, que prometem uma experiência mais prática e rápida: o PIX por aproximação e o automático. A partir de fevereiro de 2025, será possível fazer pagamento via PIX utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication). Já o automático chega em junho deste ano, e tem como objetivo permitir pagamentos recorrentes sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário. 


"O setor de pagamentos no Brasil é dinâmico, diverso e deve continuar sendo um exemplo para os demais países da América Latina e do mundo. Existe um componente cultural favorável porque, de maneira geral, o Brasil é bastante aberto a experimentar novas tecnologias, mas existe também a resiliência do sistema financeiro brasileiro, aprimorado depois de tantos anos difíceis de hiperinflação. Neste ano, IA deve acelerar as transformações no mercado de pagamentos e trazer ainda mais eficiência, conveniência e segurança  às transações". - declara o vice-presidente de pagamentos da Evertec, Daniel Oliveira.


Confira abaixo as tendências:


Novas modalidades do Pix


O Pix se consolidou como uma solução inovadora, superando o uso de dinheiro em espécie no Brasil. 39% das transações financeiras hoje são feitas através do Pix. Em 2025, novas funcionalidades devem oferecer experiências ainda mais práticas e rápidas.


PIX por Aproximação: apesar de já estar disponível em algumas instituições financeiras, essa modalidade será obrigatória a partir de fevereiro de 2025. Com ela, é possível fazer pagamento via Pix utilizando a tecnologia NFC (Near Field Comunication).


Pix Automático: previsto para junho de 2025, essa modalidade permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco todo mês.


IA Generativa


A inteligência artificial generativa está transformando o mercado de pagamentos, aprimorando segurança e personalização. Com a biometria, a IA generativa vai além da identificação básica, integrando reconhecimento facial, análise de voz e padrões comportamentais para autenticações mais eficientes. Já assistentes virtuais e chatbots elevam o atendimento, oferecendo interações naturais, personalizadas e capazes de simplificar processos como consultas e operações.


Segurança 3DS


Com o aumento das fraudes digitais, o protocolo 3DS 2.0 se destaca como uma solução central para autenticações mais seguras e prevenção de fraudes. Em e-commerces, ele reduz fricções ao autenticar transações com análise contextual em tempo real, simplificando a aprovação. Já nos dispositivos IoT, a integração é maior e, com o crescimento dos dispositivos conectados, o 3DS 2.0 se torna essencial para transações seguras em wearables, smart appliances e até carros conectados.


Pagamentos Móveis e Carteiras Digitais


Já consolidadas nos últimos anos, as carteiras digitais e os pagamentos móveis devem manter sua forte trajetória de crescimento em 2025. A combinação de conveniência, segurança e integração com smartphones reforça essas soluções entre os consumidores. Pagamentos sem contato e superapps também estão transformando a gestão financeira, especialmente em mercados emergentes, onde promovem inclusão financeira e diminuem o uso de dinheiro em espécie.


Click to Pay


Click to Pay é uma solução que elimina a necessidade de inserir manualmente os dados do cartão a cada compra online, oferecendo um checkout simplificado, seguro e rápido. Com a tokenização e autenticação de dois fatores, protege informações sensíveis enquanto melhora a experiência do usuário. A modalidade tem crescido globalmente, com destaque para sua expansão no Brasil, e promete transformar o e-commerce ao reduzir o abandono de carrinhos e aumentar taxas de conversão.


Drex


O Drex é a moeda digital em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil. Seu objetivo é facilitar transações digitais sendo a versão digital do Real. Ele tem o potencial de democratizar o acesso a serviços financeiros, tornando as transações mais rápidas e acessíveis.


Para saber mais sobre os detalhes da análise elaborada pela Evertec+Sinqia, acesse o material AQUI ou realize o download do material abaixo na íntegra.


Comments


Post: Blog2_Post
banner-neo-900x100.png
  • TikTok
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

©2023 por Fincatch. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page