top of page

Conheça o que são as FINTECHS e por quê cada vez mais elas estão ganhando espaço!




Na última semana saiu uma notícia que animou as pessoas relacionadas ao mundo das fintechs: trabalhadores brasileiros que recebem salário pelas tradicionais “Contas Salários”, oferecidas pelos bancos, agora terão a opção de receber seu pagamento através de fintechs como o Nubank e o Paypal.


O termo fintech ainda não é totalmente popular, porém, quando falamos de algumas fintechs especificamente, como Nubank, Paypal e Banco Inter, as pessoas já começam a se familiarizar.


O termo “Fintech” vem do inglês da combinação entre Finance e Technology (Finanças e Tecnologia), é utilizado para inovações e uso de novas tecnologias por empresas do setor financeiro, para entregar serviços e produtos como soluções. A ideia destas empresas é utilizar as tecnologias de smartphones, tablets e computadores para atender seus clientes, sem perda de tempo e sem dificuldades.


Os grandes bancos começaram a se sentir ameaçados quando a barreira “Confiança” foi quebrada. Esta barreira mantinha praticamente todo mundo nos serviços e produtos bancários por conta do medo em colocar seu dinheiro em algo totalmente digital. As pessoas foram entrando nesse mundo e viram que além de ser mais prático e rápido, muitas vezes os serviços costumam ser até mais seguros dos que já eram existentes. A ideia das fintechs se sustenta nos seguintes pilares: foco na tecnologia, menos burocracia, menos produtos, mais especialização e soluções inéditas.


De acordo com o site Venture Scanner, já existem 16 categorias de fintechs, sendo que estas startups são provenientes de 64 países, já somam mais de 2.386 empresas e já arrecadaram mais de US$ 85 bilhões.


No Brasil, o Distrito, maior ecossistema independente de startups do país, já mostra em seus levantamentos que a marca das 1.000 fintechs já foi batida.


Estas estão inseridas nas mais variadas categorias: câmbio, crédito, cartões, seguros, contas digitais, investimentos, finanças pessoais, gestão empresarial, crowdfunding, fidelização, meios de pagamento, dívidas e criptomoedas.


E, com o crescimento cada vez maior das fintechs, os bancos e as grandes empresas não estão parados, e, já se movimentam para não ficarem para trás. Alguns deles criaram contas digitais, melhoraram seus aplicativos e internet banking e até compram algumas dessas fintechs que aparecem por ai. Cabe aos clientes ficarem e olho na melhores oportunidades e no melhor custo-benefício.


Quer saber quais são as fintechs com as melhores reputações? Visite a Fincatch e confira!

49 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page