top of page

Crianças, Jovens e Fintechs: inclusão e educação financeira

Atualizado: 25 de mar. de 2022





Você já ouviu falar na Global Money Week (Semana Mundial do Dinheiro)? Trata-se de uma campanha global promovida pela OCDE com o intuito de promover educação financeira junto às crianças e aos jovens.


Neste ano, a GMW está em sua 10ª edição, e ocorre dos dias 21/03 a 27/03. A campanha tem como principal objetivo garantir que jovens estejam financeiramente conscientes e estejam gradualmente adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas e em última análise, alcançar o bem-estar financeiro e a resiliência financeira.


Até a edição atual, a iniciativa já atingiu mais de 40 milhões de crianças e adolescentes, em 175 países.


A edição deste ano tem como tema "“Construa seu futuro: use seu dinheiro de forma inteligente”. No Brasil, o site http://gmw.investidor.gov.br/ será um hub de conteúdos e a CVM organizará diversos eventos


As fintechs e o público infanto-juvenil


As novas gerações já nascem com o celular na mão, marcando uma geração totalmente tecnológico. Por isso, não é de se espantar, que cada vez mais, os jovens querem resolver tudo na palma da mão, através dos smartphones, e, evitam, serviços presenciais e burocráticos, como por exemplo as contas bancárias tradicionais.


Desta forma, há um incrível "match" entre as fintechs e os jovens, afinal de contas, as soluções financieras digitais trazem como proposta de valor exatamente o que os mais novos querem.


De acordo com um estudo da Mambu, 54% dos brasileiros, entre 18 e 35 anos, preferem contas digitais para movimentarem seu dinheiro. Além disso, o estudo também mostra que 12% dos jovens brasileiros são desbancarizados, abrindo oportunidades para as fintechs conquistarem este público.


Confira abaixo uma seleção que preparamos com fintechs que possuem soluções especiais para as crianças e os jovens:


A Pulpa é o jeito fácil para pais, família e amigos darem presentes memoráveis que crescem junto à criança. É possível guardar dinheiro para os sonhos de futuro. É possível começar com apenas R$ 100 por mês e convidar toda a família para participar.


A Conta Kids é uma conta completa e 100% gratuita, para os pais começarem a planejar e a investir no futuro de seus filhos. A conta possui investimentos, cartão de débito e ensinamentos sobre educação financeira.


A nextJoy é a conta digital que une pais, filhos e os personagens favoritos da Disney em uma aventura pela educação financeira. Ela é 100% grátis, com recursos que ajudam a gerenciar gastos e Mimos para toda família. A conta oferece mesada programa, ensinamentos e missões sobre educação financeira, cartão de débito e benefícios exclusivos.


O NG.CASH é uma carteira digital para o público jovem. A conta é grátis e possui cartão físico, mesada programada, cartão pré-pago virtual, descontos em lojas parceiras e transferências via Pix.


A conta digital Superdigital possui um cartão mesada, que funciona como um cartão de crédito pré-pago que pode ser feito para menores de 18 anos. Pelo aplicativo, é possível fazer todo o controle das finanças deste cartão.


O Yours Bank oferece uma conta digital voltada par ao público jovem. Por ela, é possível traçar objetivos, simular investimentos, enviar e receber dinheiro e oferece um cartão de crédito pré-pago. A conta também oferece benefícios como gift card, recarga de celular e cartão virtual.


O Z1 é uma conta digital para adolescentes 100% gratuita e conectada a um cartão pré-pago.


O Mozper é uma conta digital com cartão pré-pago que ajuda os pais a guiarem seus filhos no caminho da educação financeira. Com o controle pelo aplicativo, os pais podem decidir onde e quanto os filhos podem gastar.


A Tindin é uma startup que tem como objetivo levar educação financeira para todas as crianças, em casa ou na escola através de um aplicativo inovador, gamificando a educação financeira.


O Pravaler é uma plataforma digital de soluções financeiras para facilitar o acesso das pessoas que querem estudar.


Todo pai sabe da importância que a educação tem para o futuro de seus filhos. Porém, pagar instituições de ensino particulares no Brasil não é algo barato. Por isso, a Provi é uma forma interessante para pais que queiram financiar o estudo de seus filhos.


A eutbem oferece consórcios que ajudam as pessoas a realizarem seus sonhos. Três modalidades são muito interessantes para pais viabilizarem sonhos envolvendo os filhos: festa de 15 anos, faculdade e intercâmbio. São sonhos que, muitas vezes, pelo alto valor, podem parecer distantes, mas, com o mecanismo do consórcio, mensalmente são feitas as contribuições até que ocorra a contemplação da carta de crédito.


A conta Blu é uma solução que integra educação financeira com uma conta digital para adolescentes. A conta faz transferências, possui um cartão pré-pago gratuito, possui gamification incentivando o jovem a poupar dinheiro, mesada programada, desafios e facilidade para acompanhamento.


A Prevkids é uma fintechs que possibilita a realização de investimentos em previdência privada pensando no futuro das crianças. Por meio da plataforma, pais, avós, padrinhos ou qualquer pessoa interessada podem proporcionar um futuro financeiro melhor para os pequenos.

98 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page