top of page
  • Foto do escritorFincatch

Fintech conquista certificação internacional de antissuborno




Uma certificação relativamente recente, a ISO 37001, que especifica requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, a implementação, a manutenção, a análise crítica e a melhoria contínua do sistema de gestão antissuborno, desperta cada vez mais o interesse de empresas desse setor no Brasil.


A certificação, da International Organization for Standardization (origem da sigla ISO), atesta que toda estrutura do sistema de gestão antissuborno está fundamentada em procedimentos que mitigam e controlam os riscos de aliciamento, prática a que esse serviço está sujeita. Ou seja, o selo dá às empresas segurança da lisura do processo.


Fintech líder na gestão de benefícios consignados no Brasil, a Zetra — que nasceu em 2000, em Minas Gerais — acaba de conquistar essa certificação (sendo a única no segmento de gestão da margem consignável com o selo) e de acordo com o seguinte escopo: “Gerenciamento do Sistema de Gestão Antissuborno, incluindo implementação, monitoramento e melhoria contínua dos processos da Alta Direção, comerciais, financeiros, jurídicos e contratuais, da matriz em Nova Lima, com atuação em todo território nacional”.


Para seu diretor de Governança, Risco e Compliance, Eloi Rezende, o selo é uma forma de reafirmar o compromisso das instituições com a ética e com a transparência. “A certificação é relativamente recente. Ao obtê-la, esperamos contribuir para que se replique um movimento de compliance nacional, a fim de combater práticas indevidas. A sociedade não suporta mais desvios, e é importante todo mundo fazer sua parte”, destaca o executivo.


A fim de conquistar a ISO 37001, uma série de passos deve ser cumprida, e a organização ISO cita oito como basilares; são eles: entendendo a organização e seu contexto; entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas; processo de avaliação de risco de suborno; liderança e comprometimento; política antissuborno; ações para abordar riscos e oportunidades; conscientização e treinamento; e informação documentada.

38 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page