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Fintech usa inteligência artificial para promover impacto positivo


AI


O recente avanço das tecnologias baseadas em inteligência artificial vem levantado discussões em todo o mundo. O tema tem atraído muitas críticas e questionamentos importantes, no entanto é preciso olhar para o impacto positivo que é possível empreender com o uso dessa ferramenta, quando utilizada de forma consciente. Um exemplo de uso responsável é a promoção de inclusão financeira para classes C,D e E no Brasil realizada pela fintech Jeitto.


Completando nove anos no mercado, Jeitto é uma fintech com solução de crédito digital a partir de R$ 35,00, que surgiu para ser uma opção voltada para atender às necessidades de quem ainda não teve o primeiro acesso a crédito ou que precisa dele para quitar dívidas mais agressivas ou pagar boletos e começar a organizar a vida financeira.


Para realizar seu propósito, a startup desenvolveu uma inovadora engenharia de algoritmos em machine learning, originados a partir do digital footprint do smartphone. Quando o cliente realiza o cadastro com apenas seu CPF e telefone, o sistema avalia em tempo real o risco de crédito e fraude, e consegue liberar limite em apenas 2 minutos. O aprendizado constante e rápido das ferramentas permite corrigir as assimetrias das informações do mercado e leva a decisões de crédito muito mais assertivas.


Para Pablo Gomes, CMO da fintech, a inteligência artificial possibilita enxergar os clientes de forma mais profunda. “Nós conseguimos fornecer o crédito com apenas dois dados informados pelo usuário. A análise é feita a partir da combinação de centenas de variáveis e isso só é possível porque nosso modelo utiliza IA para identificar o perfil adequado para cada produto do nosso portfólio. Além de manter a inadimplência sob controle, essa metodologia nos entrega uma retenção de usuários muito acima da média.”


Como resultado, a fintech vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. No primeiro semestre de 2023, a empresa registrou recorde com aumento de 24% no crédito concedido comparado ao mesmo período do ano passado. Foram R$ 405 milhões em crédito concedido no semestre, somando mais de R$1,5 bilhão nos nove anos de atuação da financeira.


“Nosso crédito é utilizado majoritariamente para dar um fôlego ao fechar as contas do mês, e o cenário econômico tem exigido cada vez mais uma solução como a nossa. Estamos crescendo porque estamos melhorando o entendimento da realidade dos nossos clientes com o uso da inteligência artificial. Neste último trimestre, por exemplo, aprimoramos nosso modelo de decisão, dando oportunidade para pessoas que antes não conseguíamos atender”, afirma Pablo.

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