• Fincatch

Fintechs de crédito: por que usá-las na hora de pegar um empréstimo?




Você já teve dúvidas na hora de pedir um empréstimo online? Existem muitas opções, cada uma com sua característica própria. E fazer a escolha certa pode ser um desafio.

Além dos bancos, agora existem as fintechs que buscam oferecer soluções aos seus clientes de maneira diferenciada, através de um bom atendimento ao cliente e tecnologia de ponta.


Neste texto, vamos explicar a você como funcionam de fato essas fintechs e quais são os seus benefícios para que você possa comparar as melhores opções no momento de solicitar um empréstimo online.


Mas afinal, o que são as fintechs?


Traduzindo do inglês literalmente, fintech é a abreviação de “financial technology”, que significa “tecnologia financeira”.


Na prática, este termo se refere à startups ou até empresas maiores que usam a tecnologia para oferecer soluções financeiras digitais.


Existem diversos tipos de fintechs. Algumas focam em empréstimos, outras em cartões de crédito e ainda há casos de fintechs totalmente focadas em otimizar outros bancos.

Ou seja, as fintechs vieram para revolucionar o mercado financeiro, a forma como investimos e fazemos pagamentos.


Por que elas facilitam as finanças para você


As fintechs facilitam as finanças porque elas costumam exigir menos burocracia nas transações. Além disso, elas prezam por facilitar a vida do cliente através de ferramentas fáceis de usar e intuitivas.


Um exemplo disso são as contas digitais desenvolvidas por várias fintechs. Elas são simples e fáceis de usar com uma interface, muitas vezes, personalizada para cada cliente.


Outro benefício das fintechs é que elas aumentam o seu poder de barganha com o seu banco.


Imagine que você pediu um empréstimo pessoal em um banco que você utiliza há anos, mas ele ofereceu taxas de juros relativamente altas. Ao fazer uma consulta com uma fintech, você recebe propostas mais interessantes e leva este tema em uma conversa com o seu banco para buscar condições melhores de pagamento.


Ou seja, essas empresas têm várias características capazes de facilitar a vida dos clientes.


Vantagens das fintechs ao solicitar um empréstimo


Já comentamos sobre algumas vantagens das fintechs, mas vamos apontar outras razões pelas quais você deve conhecer melhor essas empresas no momento de solicitar um empréstimo online.


Comparação de taxas


Primeiramente, elas permitem que você compare taxas para escolher o empréstimo mais vantajoso. Além disso, muitas fintechs não cobram anuidade de cartão de crédito ou de contas digitais, o que permite que você faça transações gratuitamente.


Facilidade e praticidade para você


Além disso, como já comentamos, as fintechs facilitam a vida do cliente através da praticidade.


Elas costumam ter suporte por chat online, sem que seja necessário ficar horas na fila de atendimento por telefone como acontece com muitas instituições tradicionais.


Elas também investem na simplicidade e intuitividade dos seus aplicativos para que você consiga mexer neles facilmente e de forma independente.


Menos burocracia


E as fintechs são menos burocráticas, o que faz toda a diferença no momento de solicitar um empréstimo.


Se você tiver urgência em receber o dinheiro, as fintechs conseguem analisar o seu perfil rapidamente para aprovar ou não o empréstimo online.


Isso não ocorre com a maioria dos bancos porque eles têm um procedimento burocrático padrão a seguir, o que torna os processos mais lentos.


Fintechs são realmente seguras?


As fintechs são reguladas e regulamentadas pelo Banco Central no Brasil. Isso impede que elas tenham práticas enganosas e faz com que essas empresas sejam justas com os seus clientes.


Ou seja, as fintechs são seguras e você pode confiar nelas para gerir o seu dinheiro com responsabilidade e confiança.


Porém, muitos golpistas aproveitam a internet para criar fraudes e enganar pessoas ávidas por um empréstimo oferecendo taxas bem baixas.


Assim, as fintechs verdadeiras são seguras, mas tenha cuidado para não ser enganado por golpistas que se denominam fintechs.


Para isso, pesquise bastante sobre a empresa com a qual você quer fechar negócio e tenha a certeza de que ela é uma instituição séria antes de assinar qualquer contrato.


Quais medidas tomar para ter mais segurança?


Primeiramente, pesquise sobre a fintech em redes sociais, sites de reclamação e usando o próprio Google.


Além disso, converse com amigos que têm mais experiência de mercado ou costumam solicitar empréstimos para descobrir se eles conhecem a empresa e a sua fama.


Por fim, procure o CNPJ da fintech e tente descobrir se ele está regulamentado corretamente.


Considerações finais


Agora você já sabe o que são as fintechs, quais as suas vantagens e facilitadores para a vida do cliente.


Assim, aproveite essas empresas para conseguir empréstimos mais interessantes, com menos burocracia, taxas menores e mais fácil entendimento.


Porém, lembre-se de ter atenção e pesquisar sobre a empresa antes de fechar qualquer negócio para ter a certeza de que ela é séria e segura.


Sabemos que às vezes questões financeiras podem gerar muitas dúvidas e também certa insegurança, não é? E foi pensando nisso que a Juros Baixos criou uma comunidade voltada à construção de um Brasil com pessoas financeiramente saudáveis. Nesse espaço, além de receber diversos conteúdos, você também pode tirar todas as suas dúvidas diretamente com um educador financeiro enquanto tem trocas com pessoas que também buscam mais bem-estar financeiro! Ahh, mas o melhor de tudo é que você pode receber recompensas enquanto aprende como melhorar sua vida financeira. Demais, né? Venha fazer parte e conhecer mais sobre a comunidade JB!


4 visualizações0 comentário