top of page
  • Foto do escritorFincatch

Fintechs estão redefinindo o cenário financeiro unindo a tecnologia com a criatividade




As startups de finanças, popularmente conhecidas como fintechs, surgiram como catalisadoras de uma mudança no aspecto econômico, proporcionada pela constante evolução da tecnologia no cenário financeiro.


Combinando criatividade e inovação, essas empresas estão redesenhando a forma como as pessoas interagem com serviços financeiros. Ao oferecerem soluções ágeis, acessíveis e personalizadas, as fintechs não apenas simplificam processos tradicionalmente complexos, como também democratizam o acesso a serviços que antes eram restritos a poucos.


Entender a importância dessas companhias inovadoras vai além da simples adoção de tecnologias. Trata-se de compreender como elas moldam um ambiente financeiro mais inclusivo e dinâmico, redefinindo as fronteiras do possível no mundo das finanças.


De acordo com Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para organizações que desejam potencializar seu crescimento e performance, as startups, cada vez mais, envolvem o mercado com a solução de problemas reais. “Algumas empresas conseguem olhar além do óbvio e se preocupam com o que realmente importa. Quando essas companhias passam a estudar o mercado e entender as dores relevantes das pessoas, criam maneiras de resolver esses problemas de forma ágil e precisa, se destacando em mercados altamente competitivos”, relata.


A especialista acredita que empresas e pessoas com filosofias mais conservadoras podem ter dificuldade para identificar os benefícios de propostas inovadoras. “Muitos olham as startups e suas tecnologias disruptivas como algo fora da realidade comum, que não irá emplacar entre o público geral. No entanto, existem diversos exemplos de companhias que romperam barreiras e apresentaram soluções para problemas que, efetivamente, precisavam ser resolvidos”, pontua.


Para Marilucia, a aceleração de investimentos em tecnologia e infraestrutura é fundamental para que essas startups possam alcançar o seu mais completo potencial. “Essa aceleração deve buscar a constante evolução do produto ou serviço oferecido, seja no campo técnico, financeiro ou comercial. Para isso, é essencial contar com um planejamento estratégico efetivo, capaz de maximizar os resultados alcançados pela organização”, declara.


A abertura para a criação de novos relacionamentos é uma das principais vantagens que os empreendedores inovadores carregam consigo. “A troca de informações com outros profissionais é crucial para estabelecer uma rede de networking que ofereça possibilidades de crescimento. Buscar referências no mercado e validar constantemente os produtos e serviços que estão sendo oferecidos é a chave para acelerar os resultados e se estabelecer de vez no mercado”, finaliza.

12 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page