IA da Barte recuperará 43% das vendas perdidas na Black Friday
- Fincatch
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Transações negadas pelo emissor do cartão, problemas técnicos na comunicação com a adquirente e timeouts na autorização são alguns exemplos de obstáculos que boa parte dos negócios online vivenciará em escala na próxima Black Friday. No setor de pagamentos, esse tipo de perda ainda é tratado como inevitável, e representa bilhões em receita desperdiçada todos os anos. Com uma nova inteligência artificial proprietária integrada à sua infraestrutura de pagamentos, a Barte, fintech que oferece um sistema modular de soluções de pagamento para médias e grandes empresas, pretende recuperar 43% das vendas perdidas por lojistas.
Lançada oficialmente em setembro deste ano, a ferramenta automatiza um processo do pós-venda que ainda ocorre manualmente no mercado de pagamentos. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o uso de cartões na internet, em aplicativos e outros tipos de compras não presenciais atingiu R$ 979,4 bilhões em pagamentos não presenciais em 2024. Outro dado do ano passado, do relatório da PYMNTS/Spreedly, mostra que mais de 10% das transações online falharam para os ecommerces. Segundo a Barte, a solução é pioneira no Brasil, atua em tempo real e apresenta eficácia 45,5% superior a sistemas próprios usados por alguns clientes, realizando recuperações em até duas horas.
Quando uma transação é recusada, a IA aciona automaticamente o comprador via WhatsApp, explica o motivo da recusa e orienta sobre como aprovar a compra. A tecnologia também realiza uma ligação automática complementar, quando necessário, aumentando significativamente a taxa de recuperação, tudo de forma natural, rápida e integrada à infraestrutura de pagamento da Barte.
“Produtos baseados em inteligência artificial já respondem por cerca de 10% das nossas receitas. Mesmo tendo uma das maiores taxas de aprovação do mercado (98%), aqui, nosso foco é transformar o pós-checkout em um ativo de negócio. Ao automatizar esse processo, eliminamos fricções que antes pareciam naturais, mas que custam milhões em receita”, afirma Raphael Dyxklay, presidente e cofundador da Barte.
Após seu lançamento, a solução começou a ser ativada por diferentes empresas e já mostrou eficiência na recuperação de vendas recusadas. Durante novembro, a ferramenta estará disponível sem custo adicional para ativação. A empresa ainda avalia estender a tecnologia para além de sua base atual de clientes.
.png)















