Instituições financeiras agora podem acompanhar como clientes são atendidos pelos seus concorrentes
- Fincatch

- 1 de dez.
- 3 min de leitura

Uma pesquisa recente (C6-Ipec) mostra que os brasileiros com acesso à internet têm em média 3,62 contas em instituições financeiras ao mesmo tempo. Outro estudo (Fico) revela que 90% dos brasileiros têm mais de uma conta bancária. Nesse cenário de múltiplas opções, o consumidor escolhe desde em quais instituições abrir contas (processo conhecido como OnBoarding) até qual deles utilizar para cada transação.
Com o mercado cada vez mais aberto, as instituições financeiras agora também podem acompanhar, de forma estruturada, como é a experiência de cada cliente nas plataformas de seus concorrentes. Esse é o serviço oferecido pela Vector360, nova empresa da Chicago Advisory Partners, integrante do ecossistema Ekantika.
A plataforma Vector360 faz o monitoramento da jornada digital dos usuários — uma espécie de “espelho de performance” que mostra, com precisão, onde cada instituição está ganhando (ou perdendo) transações.
“A jornada digital virou o novo campo de batalha. O cliente não compara apenas taxas ou produtos, mas o tempo de clique, a fluidez, a estética e a facilidade de uso”, explica Juan Ignacio Giulianelli, sócio e CEO da Vector360, e que conta com sólida trajetória nas áreas comercial, financeira e operacional em grandes empresas e startups na América Latina.
A proposta da Vector360 é permitir que instituições financeiras tenham acesso a informações qualificadas, estruturadas e sempre atualizadas sobre os clientes. “A plataforma faz esse trabalho de forma rápida, recorrente e profunda, liberando as equipes para se concentrarem no que realmente importa: desenhar e executar as melhores estratégias de negócio”, descreve.
Giulianelli destaca ainda o caráter inovador da iniciativa. “A Vector360 traz um nível de transparência e inteligência competitiva que até então não existia no mercado brasileiro. Ela nivela o acesso à informação e cria um terreno mais equilibrado para a concorrência — o que, no fim, beneficia todo o ecossistema financeiro e, principalmente, o consumidor”, completa.
Benchmark em tempo real
A Vector360 se apresenta como a primeira ferramenta de benchmark de jornadas digitais do mercado financeiro no Brasil. Ela mapeia mais de 150 instituições e monitora cada etapa da experiência do usuário — desde o número de cliques até a presença de erros ou campos obrigatórios. A Vector360 também tem funcionalidades de monitoramento da produção, ajudando instituições a verem, de forma muito ágil, como suas aplicações se comportam em tempo real.
“Cada instituição pode comparar a fluidez de sua jornada com a de seus concorrentes, entender onde está perdendo transações e identificar oportunidades de melhoria e inovação, – além de monitorar o que acontece em sua produção”, ressalta Carlos Jorge, sócio-fundador da Vector360 e da Chicago Advisory Partners.
A plataforma Vector360 oferece as seguintes informações exclusivas às instituições financeiras:
· Indicadores da jornada do cliente em cada instituição, comparando as experiências dos usuários, avaliadas por um algoritmo de medição independente.
· Benchmark com até 50 instituições nos segmentos de pessoas físicas e jurídicas.
· Vídeos comparativos da jornada do clientes entre instituições selecionadas.
Um dos diferenciais da plataforma está no Radar de Funcionalidades, que identifica inovações recentes do mercado — como o Pix por WhatsApp ou comandos de voz — e compara a presença (ou ausência) desses recursos nas plataformas avaliadas.
O CEO Juan Giulianelli resume: “Com a Vector360, o usuário – seja da área de Produtos, Marketing ou Canais das instituições- pode reagir rápido, corrigir gargalos e antecipar tendências. É literalmente ter o mercado inteiro no painel do seu computador”.
Segundo ele, o usuário da plataforma também pode fazer o acompanhamento online das novidades dos seus concorrentes estratégicos e estudos especiais complementares (Voice of Customer).
André Olinto, sócio-fundador da Chicago Advisory Partners e da Vector360, destaca a receptividade imediata dos clientes: “Estamos muito animados com esse lançamento. A Vector360 atende a uma demanda latente do mercado, o que já se refletiu na excelente receptividade inicial por parte de nossos clientes”.
Viviane Salyna, sócia-fundadora da Ekantika, destaca o papel da nova empresa no cenário atual: “Mais que uma plataforma digital, a Vector360 oferece um portfólio de produtos que se apoiam em informações exclusivas para as instituições financeiras, o que é fundamental em um mercado cada vez mais aberto e competitivo”.
Para Boris Leite, sócio-fundador da Ekantika, a Vector360 resolve um desafio antigo das instituições financeiras. “Hoje, esse monitoramento costuma ser feito de maneira pontual e limitada — normalmente focado em um produto específico ou em um concorrente direto. Isso exige muito esforço das áreas internas, de marketing e produto, e raramente alcança a abrangência e a profundidade necessárias para entender, de fato, como o cliente está sendo atendido no mercado”, conclui.
.png)



















Comentários