top of page
  • Foto do escritorFincatch

Mercado Pago ultrapassa 2,5 milhões de consentimentos de compartilhamento de dados no Open Finance


smartphone

Cada vez mais os brasileiros estão percebendo os benefícios do Open Finance. Como resultado desta evolução, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, ultrapassou mais de 2,5 milhões de consentimentos de compartilhamento de informações.

De acordo com Patrícia Leal, diretora de inovação em pagamentos do Mercado Pago, esse marco é resultado de todo o trabalho que o banco digital tem feito desde o início dessa agenda para incentivar o avanço do Open Finance, orientando os usuários sobre a importância do consentimento e traduzindo-os benefícios para os consumidores.

“Sempre acreditamos no poder do Open Finance em empoderar financeiramente os brasileiros, permitindo que as pessoas sejam verdadeiramente donas do seu histórico financeiro e com isso tenham acesso a melhores condições em serviços financeiros”, afirma Patrícia. “E os brasileiros já percebem as vantagens do compartilhamento de dados em situações como ofertas de crédito, por exemplo”, complementa.

De acordo com a executiva, o Open Finance tem sido um grande impulsionador da democratização do crédito. “Para se ter uma ideia, 80% da originação do crédito de novos vendedores no Mercado Pago já é resultado de análise de dados compartilhados via Open Finance”, conta. “Estamos cada vez mais usando tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial Generativa para ter agilidade no tratamento dos dados compartilhados, utilizando essas informações para oferecer melhores condições em crédito e oferecer serviços personalizados aos nossos clientes”, ressalta.

Outro ponto importante que estimula o aumento dos consentimentos pela população é a segurança do ecossistema. “Existe muita segurança para a realização de transações via Open Finance, já que para uma instituição participar do sistema é necessário obter uma licença do Banco Central e cumprir todos requisitos de segurança exigidos na respectiva regulação.

Ainda segundo a executiva, tão importante quanto o desenvolvimento de novos produtos com base no Open Finance, é comunicar os brasileiros sobre a importância do consentimento, bem como que esse consentimento precisa de renovação. “O consentimento de compartilhamento de dados tem um prazo máximo de 12 meses. Passado esse período, o usuário precisa refazer o processo de autorização de compartilhamento de informações”, explica. “Neste ano ainda devemos ter uma evolução positiva na forma de renovação, com menos atrito para o usuário. Ou seja, deixando o procedimento simplificado”, finaliza. Vale ressaltar que o Mercado Pago comunica antecipadamente seus usuários sobre a renovação de consentimento de compartilhamento de dados.


14 visualizações0 comentário

Kommentare


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page