top of page

O Pix Automático está chegando! Mas afinal de contas, como vai funcionar?



Você costuma utilizar o débito automático? Esta modalidade foi criada para facilitar a vida de muitos brasileiros. Basicamente, o débito automático permite o pagamento instantâneo de contas recorrentes. Ao habilitar a opção na conta bancária, o sistema realiza o pagamento do boleto mensalmente de forma automática.


Esta modalidade se tornou muito útil para pagamentos de contas de luz, água, aluguel e plano de celular, pois além de possibilitar que o consumidor não se preocupe em realizar o pagamento destes boletos, evita esquecimentos, que podem acarretar em juros, multas e até cortes dos serviços.


De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, no ano passado, o débito automático foi citado por 13% das pessoas quando o assunto é pagamento das contas de consumo. A modalidade ficou atrás do Pix (20%) e do dinheiro (17%).


Porém, o Débito Automático acaba dependendo de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Em paralelo, pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população.


Assim, unindo a tecnologia e a popularidade do Pix com as funcionalidades do débito automático, os brasileiros estão prestes a conhecer o “Pix Automático”. No evento Fintoutch 2023, realizado pela Abfintechs, Carlos Brandt, Chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, do Banco Central, trouxe informações importantes sobre a nova modalidade. De acordo com Brandt, o Pix Automático terá sua agenda oficial divulgada no dia 3 de Outubro, no Fórum Pix.


A ideia é que seja um produto único, com as seguintes características:

  • Agendamento de pagamentos feito entre 10 e 2 dias antes da data do débito;

  • Cancelamento do pagamento poderá ser solicitado pelo pagador até 23h59 do dia anterior, ou pelo recebedor, até às 22hs do dia anterior;

  • Liquidação do pagamento até às 08hs;

  • Retentativa de pagamento feita em janelas entre às 15hs e às 17hs;

O serviço poderá ser utilizado em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou estabelecimentos físicos. Empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte que necessitem de pagamentos periódicos poderão ofertar o produto ao consumidor), operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros.


Existirão diferentes jornadas para a adesão do Pix Automático para o consumidor que tiver interesse, seja por meio de uma notificação, seja por meio de QR Code ou até por meio do Pix Copia e Cola. Em todos os casos, sempre mediante autorização prévia do usuário pagador.


25 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page