top of page
Foto do escritorFincatch

Pagamento de salários por PIX: empresas promovem a liberdade bancária do trabalhador


pix

Buscando liberdade bancária para os profissionais, a adoção do PIX pelas empresas facilita o pagamento dos salários e demais recibos da folha. Isso porque com essa modalidade, o trabalhador pode escolher em qual instituição vai receber o pagamento de seu salário e benefícios, o que gera mais autonomia e flexibilidade.


De acordo com Wagner Silva, Diretor de Tecnologia da Employer RH, antes da chegada do PIX era comum as empresas optarem por concentrar a folha de pagamento em uma única instituição bancária, visando a simplificação da gestão financeira. Isso frequentemente limitava a escolha do banco para o recebimento dos pagamentos, mesmo que acarretasse custos adicionais para a empresa.


Com o surgimento da tecnologia, esse cenário está mudando. De acordo com o executivo, o pagamento instantâneo feito por meio do PIX tornou-se uma poderosa ferramenta para promover a liberdade bancária e inclusão financeira.


“Antes, muitos trabalhadores sem acesso às contas bancárias tradicionais enfrentavam dificuldades para receber seus salários. Agora, eles podem receber pagamentos diretamente em suas contas digitais, eliminando a necessidade de um banco físico. Isso também contribui para a desburocratização do processo, tornando a gestão do salário mais simples e eficiente, melhorando a qualidade de vida do colaborador e reafirmando o compromisso da empresa com a responsabilidade social”, afirma.


Metas ESG


Michelle Trapp, gerente comercial do RHPIX, plataforma lançada pela Employer que evita fraudes e permite o pagamento de salários fora do expediente bancário, explica que além de facilitar o acesso do trabalhador à conta salário, utilizar o pagamento dos trabalhadores via PIX contribui para que as empresas avancem em suas metas de Sustentabilidade, Governança Corporativa e Responsabilidade Social (ESG, na sigla em inglês).


O uso do pagamento instantâneo faz com que a organização promova o equilíbrio sustentável entre social e governança, já que abriga os elementos da humanização do trabalho ao permitir que o colaborador tenha total liberdade de escolher qual banco irá receber a sua remuneração. “Além de quebrar as possíveis amarras bancárias, isso coíbe eventuais práticas antiéticas que o trabalhador poderia estar sujeito com a exclusividade bancária”, explica.


Além disso, contribui para que a organização cumpra as metas ambientais. “Os pagamentos instantâneos reduzem o tempo e os recursos gastos em processos burocráticos, como impressão e envio de cheques ou o agendamento de transferências. Ao otimizar esses processos, as empresas economizam e reduzem seu consumo de papel e contribuem para a redução do desperdício e das emissões de carbono, alinhando-se, assim, às metas dos princípios ESG”.


Ainda, sobre a governança, a executiva explica que a adoção do PIX confere rapidez e segurança das transações garantindo que os pagamentos de salários sejam realizados de forma eficiente e transparente, aumentando a confiança dos funcionários na administração financeira da empresa. “O uso do sistema de pagamentos PIX para a folha de pagamento de colaboradores é uma solução tecnológica eficiente, além de uma forma das empresas modernizarem seus processos e demonstrarem seu compromisso com práticas empresariais sustentáveis, refletindo um futuro mais responsável e alinhado com os valores ESG.

12 visualizações0 comentário

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page