top of page
  • Foto do escritorFincatch

Pesquisa revela as prioridades financeiras dos usuários do Mercado Pago em 2023




O número de empreendedores deve continuar crescendo em 2023. É o que revela uma pesquisa do Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, cujo resultado apontou que, entre os principais objetivos financeiros para o ano, 41% dos entrevistados estão se planejando para empreender ainda este ano. Como segunda prioridade, para 21% deles, está poupar dinheiro para ter uma reserva. Completam o Top 3, aqueles que estão organizando o orçamento para a compra de um imóvel, resposta de 17% dos participantes do levantamento.


Realizada entre 16 e 20 de janeiro, a pesquisa com 1.545 usuários do Mercado Pago e do Mercado Livre revela ainda que ¼ deles utilizam uma tradicional planilha de Excel para organizar as finanças. Entretanto, 31% preferem ferramentas online, sendo que 17% desses optam pelo recurso Reservas do Mercado Pago para fazerem a gestão de suas metas e objetivos por meio da funcionalidade.


A função Reservas Programadas é um aprimoramento da função Reservas, que auxilia os usuários a cumprirem com os compromissos financeiros. Com ela, o cliente define o valor que deseja poupar mensalmente, o tempo que deseja guardar os investimentos e a melhor data para o depósito automático, além de possibilitar o acompanhamento de cada etapa em direção ao cumprimento dos objetivos.


“Enxergamos nos resultados da pesquisa um desejo de organização do orçamento para o ano, embora ainda existam muitos desafios em termos de organização financeira”, analisa Ignácio Estivariz, head de Banco Digital do Mercado Pago. “Um exemplo disso é que 26% dos entrevistados que ainda não utilizam ferramentas digitais e integradas para se planejar financeiramente. Há uma grande oportunidade de entender quanto se tem recursos, oportunidades de rentabilidade, caminhos para quitar dívidas ou realizar sonhos”, explica.


O estudo mostra ainda que muitos se organizaram previamente para já começar o ano com o orçamento em dia: 19% dos entrevistados afirmaram ter utilizado o 13º salário para pagamento de contas no início do ano, como IPTU e IPVA. Outros 14% investiram esse benefício e 11% reservaram o dinheiro para matrícula, compra de uniforme e material escolar.


Confira o ranking dos principais motivos do planejamento financeiro para 2023:


1° Empreender 41%

2° Poupar dinheiro 21%

3° Comprar imóvel 17%

4° Comprar carro 10%

5° Estudar 8%

6° Viajar 3%


21 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page