top of page
boosterad_170724_startse3_160x600.png
WhatsApp Image 2024-08-30 at 15.05.39.jpeg

PROVA DE VIDA (LIVENESS TEST): O QUE É? COMO ESCOLHER?

ree

As técnicas de prova de vida servem para prevenir situações em que a leitura biométrica é, de alguma forma, alterada. Por exemplo, pelo uso de uma fotografia da biometria que se quer usar ou pela criação de uma versão física falsa da face, dos dedos (ex. máscaras, películas de silicone com ranhuras, lentes de contato com uma íris falsa). Essas mudanças, em geral tem dois objetivos: evitar a identidade do usuário ou se passar por outro usuário.


O objetivo de um sistema de prove de vida é determinar se a característica biométrica que está sendo capturada é uma medida real de um usuário vivo, presente fisicamente no momento da medida e autorizado a acessar o aplicativo ou o sistema. Normalmente é usada como uma medida extra associada à biometria, que também deve ser confirmada.


Há várias formas de efetuar uma prova de vida, usar movimentos (como virar o rosto ou piscar), características típicas de imagens do corpo humano (como a textura da pele) ou características fisiológicas (batimentos cardíacos, respiração, suor) e voz (pedir para a pessoa falar uma frase aleatória).


Para uma prova de vida ser boa, deve atender a alguns critérios como:


1) ser fácil de usar;

2) ser fácil de capturar;

3) ser usável por todo mundo;

4) ser permanente (ou seja, sempre se pode coletar);

5) ser capaz de evitar tentativas de falsificação.


Estes critérios podem parecer meio óbvios mas já recebemos de clientes que se queixavam de testes de prova de vida que geravam muitas rejeições, ou seja, a pessoa não conseguia provar que estava viva.


Já li um depoimento de uma pessoa que se queixava que estava sendo discriminada pela prova de vida, por que tinha dificuldade para ler as instruções com os óculos


Quanto à Participação do Usuário: podem ser classificadas como Ativas ou Passivas


As Ativas solicitam que o usuário execute alguma ação, como mover a face, piscar, sorrir, falar ou mexer o dedo. São encontradas em biometrias facial , impressão digital ou voz e em geral são mais robustas à fraudes mas podem afetar negativamente a experiência do usuário.


As Passivas não necessitam de nenhuma ação do usuário , usam características da imagem como a textura, medidas de profundidade, padrões de voz, reflexos da imagem. São encontradas em biometrias facial , impressão digital ou biometria de voz mas são mais vulneráveis a ataques um pouco mais sofisticados. A vantagem do ponto da experiência do usuário é que causam menos fricção.


Há também uma outra forma um pouco menos divulgada mas que traz um potencial enorme, apresentada na sequência.


A Prova de vida baseada em Características Físicas/Fisiológicas da Pessoa


Nesse caso, sinais como o dos batimentos cardíacos, respiração, impulsos elétricos da pele podem ser usados.


Também podem ser usadas a análise de expressões do rosto, da profundidade, da detecção de propriedades visíveis com luz infravermelha. 


Saiba mais sobre a nossa solução de Prova de vida com batimentos cardíacos neste link.




 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
Banner3xMiasChances.jpg
  • TikTok
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

©2023 por Fincatch. Orgulhosamente criado com Wix.com

FINCATCH - SOLUCOES DIGITAIS E INTELIGENCIA DE MERCADO LTDA

39.646.140/0001-77

bottom of page