Resolução do Banco Central viabiliza pagamento de boletos por pix e institui novidade para negócios: os boletos híbridos
- Fincatch
- 19 de mar.
- 2 min de leitura

No dia 3 de fevereiro deste ano, as novas regras do Banco Central para o pagamento de boletos com Pix entraram em vigor. Por meio da resolução instituída, foram criadas normas para a universalização do Pix como forma de pagamento nos boletos por meio de QR Codes. No entanto, a grande novidade anunciada pelo Banco Central foi a implementação oficial dos boletos dinâmicos, possibilitando que empresas recebam pagamentos mensais por boletos de forma antecipada, um processo que antes era relativamente restrito às instituições financeiras que emitiam os boletos.
As medidas visam aumentar a competitividade no mercado de antecipação de recebíveis, que movimenta cerca de R$ 10 trilhões por ano, segundo estimativas do BC que consideram as notas fiscais emitidas tanto pelo comércio quanto por incorporadoras imobiliárias. Além disso, elas devem facilitar o pagamento de boletos pelos consumidores por meio da integração com o sistema de pagamentos instantâneos. Os lojistas e empresas que antecipam seus recebíveis, por sua vez, agora podem escolher em qual instituição financeira querem fazer a operação, o que deve reduzir os juros cobrados nessas transações.
“A resolução do Banco Central é um marco importante tanto para os consumidores quanto para os comerciantes. Ao mesmo tempo em que formalizou os pagamentos de boletos por Pix, uma facilitador considerável, instituiu o boleto híbrido, que é um produto que veio para ficar e substituir ou coexistir com o tradicional boleto bancário.
Para o empresário que cobra seus clientes através dessa função, ele aproveita diversas vantagens, como custo menor e recebimento em D0”, afirma Charles Hagler, CEO da Shipay. A empresa é um hub de pagamentos digitais que já processou mais de 200 milhões de transações via pix, sendo parceira de alguns dos principais ERPs do Brasil, como SAP e TOTVS, que já emitem boletos com QR code. Além disso, a companhia pretende alcançar 10 milhões de transações mensais em 2025 por meio dos boletos híbridos.
Comments