A Ripple, fornecedora líder de soluções empresariais de blockchain e criptoativos, anunciou seus planos de lançar uma stablecoin, atrelada ao dólar americano (USD). A stablecoin da Ripple será 100% apoiada por depósitos em dólares americanos, títulos do tesouro do governo dos EUA de curto prazo e outros equivalentes de caixa. Esses ativos de reserva serão auditados por uma empresa de contabilidade terceirizada, e a Ripple publicará atestados mensais.
O mercado global de stablecoins gira em torno de US$150 bilhões atualmente e a previsão é de que, até 2028, ultrapasse US$2,8 trilhões. Há uma clara demanda por stablecoins que ofereçam confiança, estabilidade e utilidade. Para atender a essa demanda crescente, a Ripple emitirá uma stablecoin, aproveitando sua experiência de mais de uma década na criação de soluções financeiras do mundo real para instituições ao redor do mundo.
"Este é um passo natural para a Ripple continuar a preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e as criptomoedas", apontou Brad Garlinghouse, CEO da Ripple. "As instituições que estão entrando nesse espaço estão obtendo sucesso por meio de parcerias com empresas nativas de criptomoedas em conformidade, e o histórico e a resiliência da Ripple falam por si só, à medida que lançamos novos produtos e adquirimos empresas ao longo de vários ciclos de mercado. Essa mudança também é monumental para a comunidade XRP Ledger, gerando mais casos de uso, liquidez e oportunidades para desenvolvedores e usuários."
Em seu lançamento, a stablecoin estará disponível nos blockchains XRP Ledger (XRPL) e Ethereum (ETH), com planos de expansão para blockchains adicionais e protocolos e aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) em algum tempo.
“Emitir nossa stablecoin no XRP Ledger e no Ethereum servirá como um ponto de entrada crucial para desbloquear novas oportunidades para casos de uso institucionais e DeFi em vários ecossistemas', acrescentou Monica Long, Presidente da Ripple. “As capacidades nativas do XRP Ledger, incluindo uma exchange descentralizada e um market maker automatizado, foram construídas para utilizar o XRP como ativo-ponte. Trazer uma stablecoin confiável para o XRPL impulsionará mais adoção e desenvolvimento, contribuindo para um ecossistema vibrante”.
Os principais benefícios da stablecoin da Ripple incluem:
Nível Empresarial: A Ripple é especializada em soluções de nível empresarial baseadas em blockchain que as instituições financeiras e empresas precisam. A Ripple aproveitará tanto a XRP quanto a stablecoin em sua solução de pagamento para melhorar ainda mais a experiência do cliente e servir como o primeiro caso de uso empresarial do ativo em escala. Há uma demanda dos clientes da Ripple em mercados emergentes para permitir pagamentos em stablecoin.
Mindset com foco em Compliance: A Ripple está comprometida com a conformidade regulatória e tem um portfólio crescente de licenças nas principais regiões do mundo. A empresa e suas subsidiárias detêm coletivamente uma BitLicense de Nova York, quase 40 licenças de transmissor de dinheiro nos EUA, uma Licença de Instituição de Pagamento Principal da Autoridade Monetária de Cingapura e um registro de Provedor de Serviços de Ativos Virtuais no Banco Central da Irlanda. No início deste ano, a Ripple concordou em adquirir a Standard Custody, uma das poucas empresas de criptomoeda que detém uma NY Trust License, para expandir seu footprint de licenças e, assim, melhor atender aos clientes corporativos.
Liquidez na bolsa descentralizada (DEX): Embora a XRP seja a moeda nativa na XRPL, o Ledger foi criado para suportar qualquer tipo de ativo emitido para ser negociado na DEX e ser liquidado rapidamente em qualquer lugar do mundo com baixos custos de transação. A inclusão de ativos mais confiáveis no DEX, como a stablecoin da Ripple, trará inúmeros benefícios para usuários, desenvolvedores e aplicativos.
Reserva transparente de Stablecoin: Apoiada por uma reserva 1:1 de dinheiro e equivalentes a dinheiro, a stablecoin da Ripple foi projetada para garantir transparência e confiabilidade. Quando a stablecoin estiver disponível, a Ripple publicará atestados mensais dos ativos.
Compatilibilidade Multicadeia: A stablecoin da Ripple será emitida nas redes XRP Ledger e Ethereum usando a funcionalidade nativa XRPL e os padrões de token ERC20. Os desenvolvedores da XRPL e da ETH poderão incorporar a stablecoin da Ripple para que os usuários possam fazer transações com estabilidade, confiança e segurança. A stablecoin da Ripple expandirá a emissão nativa para outros blockchains, permitindo que os usuários se beneficiem da interoperabilidade entre cadeias.
Por mais de 10 anos, a Ripple tem sido a líder do setor no fornecimento de soluções empresariais de blockchain e criptografia. Foi a primeira empresa a abordar os pontos problemáticos de vários trilhões de dólares associados a pagamentos internacionais, utilizando blockchain e criptografia em escala. A infraestrutura de pagamento e custódia da Ripple tem experimentado um crescimento global contínuo, com ofertas de custódia ao vivo em 20 jurisdições e soluções de pagamento disponíveis em mais de 80 mercados de pagamento, representando mais de 90% do mercado global de câmbio.
A stablecoin da Ripple deverá estar disponível ainda este ano, sujeita à aprovação regulatória aplicável.
Comentários