Seguro PIX consolida proteção ao meio de pagamento mais utilizado no país
- Fincatch

- há 2 horas
- 2 min de leitura

Desde novembro de 2020 quando começou a operar, o PIX caiu nas graças dos brasileiros. Dados do Banco Central indicam que o sistema de pagamentos instantâneos alcança 93% da população adulta do país, superando o contingente daqueles que possuem cartões de crédito. Do total de 213,4 milhões de habitantes estimados no país pelo IBGE, mais de 170 milhões usam o PIX, enquanto cerca de 153,4 milhões possuem cartão.
Diante do uso crescente, também crescem as opções de seguro para esse tipo de transação financeira. O Seguro PIX, que funciona desde 2021, garante o reembolso de transações não autorizadas, seja PIX, DOC ou TED. Às vésperas da Black Friday, o seguro é uma opção para quem deseja efetuar suas compras com segurança
O produto pode ser acionado em caso de roubo, subtração ou coação que resultem em transferências não autorizadas. Nesse caso, o segurado é reembolsado do valor de acordo com o capital contratado. O Seguro PIX pode ser contratado como uma cobertura adicional, por exemplo, no Seguro Bolsa Protegida, Seguro Perda e Roubo de Cartão ou Seguro Proteção de Eletrônicos. Os valores destas opções podem ser contratados, em alguns casos, a partir de R$ 9,99.
Crescente em todo o país, a adesão ao Seguro PIX garante cobertura para transferências logo após a contratação, sem período de carência. Para o risco de perda ou extravio do cartão segurado, há carência de 72 horas a partir do início de vigência do seguro.
“Embora o prazo regulamentar da Superintendência de Seguros Privados (Susep) seja de até 30 dias corridos, muitas as seguradoras procuram concluir o pagamento em menos de dez dias, garantindo uma experiência mais rápida e eficiente para o cliente”, explica Alexandre Muniz, diretor do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (SindSeg RJ/ES).
Às vésperas da Black Friday, o executivo ressalta que cartões de crédito ou números de PIX furtados podem ser utilizados por golpistas. No entanto, Alexandre Muniz esclarece que o consumidor precisa ter atenção com relação às transações. “O Seguro PIX não cobre golpes e fraudes. Ele cobre o PIX feito para números equivocados ou transações realizadas mediante coação.”
As seguradoras também oferecem cobertura em casos de roubo do celular do cliente, que deixam seus dados expostos. Nestas situações, os criminosos conseguem realizar transações imediatas. Já o seguro de cartão reembolsa o consumidor em caso de perda ou roubo qualificado de seu cartão de crédito.
"Outra opção é uma proteção adicional contra saques forçados de valores em dinheiro, como, por exemplo, em um assalto”, acrescenta o diretor do SindSeg RJ/ES, alertando que cartões bancários e de crédito, assim como a aproximação em pagamento pelo celular, são alvos comuns de ações criminosas.
.png)



















Comentários