top of page

5 principais vantagens do Open Finance para os usuários


open finance


Nos últimos anos, o Open Finance tem se estabelecido como uma ferramenta essencial para milhões de brasileiros na gestão de seus dados financeiros.  O Open Finance, uma iniciativa do Banco Central, oferece aos consumidores a oportunidade de consolidar todas as suas informações financeiras em um só lugar, possibilitando uma visão abrangente de suas finanças e facilitando a tomada de decisões. 


De acordo com levantamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o número de usuários do sistema já ultrapassou a marca impressionante de 42 milhões em 2024, demonstrando um aumento significativo em sua adoção e uma crescente compreensão de seus benefícios e funcionalidades.


“À medida que o conceito e os benefícios do Open Finance são entendidos, cresce a disposição dos brasileiros em compartilhar seus dados financeiros. Isso reflete no rápido crescimento do Open Finance no Brasil, destaca o CEO da Lina Open X, Alan Mareines.


Quais são as vantagens dessa ferramenta para os usuários?


O Open Finance oferece uma série de benefícios significativos para a população brasileira, fornecendo maior controle, transparência e conveniência em suas atividades financeiras. Veja a seguir cinco dos principais benefícios:


1) Consolidação de dados financeiros: com o Open Finance, os usuários podem consolidar todas as suas informações financeiras em um único local. Isso inclui contas bancárias, investimentos, empréstimos, pagamentos, seguros e previdência complementar. Essa centralização simplifica o acompanhamento das finanças, permitindo uma visão abrangente e consolidada de sua situação financeira.


2) Acesso a novos meios de pagamento: a ferramenta disponibiliza acesso a novos meios de pagamentos, como carteiras digitais e pagamentos instantâneos por meio de uma experiência revolucionária. Isso proporciona aos usuários transações mais rápidas, seguras e eficientes, além de integrar esses serviços com outras ferramentas financeiras, como aplicativos de finanças pessoais.


3) Acesso a serviços personalizados e inovadores: com a permissão para compartilhar seus dados financeiros de forma segura, os usuários do Open Finance têm acesso a uma variedade de serviços personalizados e inovadores. Isso inclui desde a oferta de produtos e serviços financeiros mais aderentes às suas necessidades, até assistentes financeiros virtuais que oferecem recomendações e  ajudam a otimizar gastos e investimentos, proporcionando maior controle financeiro e uma experiência mais integrada e digital.


4) Competitividade no mercado: o Open Finance traz competitividade ao mercado financeiro, fazendo com que os bancos busquem  manter sempre seus usuários presentes e ativos. Em alguns casos, as instituições financeiras estão reduzindo taxas e oferecendo melhores condições para fidelizar o cliente.  


5) Maior segurança e controle sobre os dados: embora compartilhar informações financeiras possa levantar preocupações sobre segurança e privacidade, o Open Finance é projetado com protocolos rigorosos para proteger os dados dos usuários. Além disso, os usuários têm controle total sobre quais dados desejam compartilhar e com quais instituições, garantindo uma maior transparência e confiança no processo, que conta com a supervisão do Banco Central do Brasil.


“São inúmeras as possibilidades que o Open Finance proporciona aos usuários. Com a sua adesão feita diretamente pelos aplicativos de bancos, as pessoas podem visualizar o saldo de outras instituições financeiras e receber avisos sobre o cheque especial, por exemplo. Podem também receber recomendações de investimentos mais rentáveis e ofertas de crédito e financiamentos com taxas mais atraentes, pontua Mareines. 


Seja qual for o perfil financeiro de cada indivíduo, o Open Finance se apresenta como uma ferramenta poderosa para promover uma maior transparência, conveniência e controle sobre suas finanças pessoais. Assim, ao aderir a essa revolução financeira, os usuários podem esperar uma experiência mais integrada, segura e adaptada às suas necessidades individuais.

10 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page