Há 15 anos no mercado, o Bling, sistema de gestão da Locaweb Company, surgiu com foco em descomplicar a administração de micro e pequenos negócios, no entanto, a empresa agora tem investido fortemente também em novas funcionalidades para se posicionar no mercado como parceiro financeiro de seus clientes.
O primeiro passo deste novo posicionamento veio com a Bling Conta Digital. O produto foi criado exclusivamente para facilitar os processos de quem empreende e utiliza o sistema de gestão da empresa, tendo como base justamente a integração de canais. De acordo com Marcelo Navarini, COO do Bling, há poucas soluções financeiras no mercado que sejam voltadas exclusivamente para o empreendedor, e o diferencial da Bling Conta é justamente complementar os serviços oferecidos aos empreendedores que já utilizam o ERP. “Gerenciar o fluxo de caixa e os dados de transações que constam nos sistemas de gestão das empresas e passar para bancos tradicionais ou fintechs, que não possuem serviços nichados para esse perfil, pode dificultar processos recorrentes, que deveriam funcionar de forma mais intuitiva”, destaca.
Navarini ressalta que a Bling Conta soluciona problemas que com frequência são relatados por micro e pequenos empreendedores, como a dificuldade na conciliação financeira; falta de controle das contas a pagar e receber; informações descentralizadas em diferentes plataformas; uso de planilha ou anotações manuais para gestão financeira; desorganização e falta de conhecimento sobre movimentações financeiras do negócio; e várias outras dificuldades.
Ainda quanto à gestão financeira, muitos empreendedores buscam soluções como a antecipação de recebíveis, que nada mais é do que o ato de antecipar os valores de uma venda, via banco ou outras ferramentas. Trata-se de uma alternativa para evitar “ficar no vermelho” ou até mesmo aumentar o capital de giro para investir no crescimento da empresa. Esta foi uma dor percebida pelo Bling junto aos seus usuários e por isso a empresa passou a disponibilizar o serviço de antecipação de recebíveis para todos os clientes que já utilizam os serviços da plataforma por pelo menos 3 meses.
Agora o empreendedor vende ao cliente de forma parcelada via cartão de crédito, pelo link de pagamento do Bling, e recebe os valores totais da venda de uma só vez, com o desconto de uma pequena taxa. A solução é bastante requisitada no mercado, afinal, um fluxo de caixa saudável é indispensável para que o empreendedor possa aproveitar as oportunidades e consolidar a sua marca, assegurando um maior poder de negociação com fornecedores e abastecendo os estoques com preços mais baixos.
“Buscamos oferecer um serviço sem burocracia para os nossos clientes, afinal, nosso principal objetivo é simplificar os processos de empreendedores a fim de fazer com que eles foquem mais esforços no desenvolvimento e entrega de seus produtos e serviços”, afirma Navarini.
Outra funcionalidade financeira disponível é o empréstimo. No Bling, a oferta de empréstimo é exibida para clientes pré-aprovados após uma prévia análise de perfil para concessão de crédito. A novidade permite que cada cliente Bling tenha acesso a uma oferta de crédito diferente, que pode variar em relação ao valor limite para contratação, prazo para pagamento e taxas.
Recente levantamento do Sebrae destaca que mais de 60% das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais (MEI) recorrem ao empréstimo pessoal para financiar seus empreendimentos, o que mostra não só a dificuldade deste perfil de negócio em conseguir crédito, como também a carência de um parceiro financeiro eficiente que os apoie. Navarini ressalta que a modalidade de empréstimo chega para ajudar empreendedores a solucionar problemas bastante recorrentes, como a falta do capital inicial para começar as atividades da empresa; falta de capital de giro para sustentação do negócio e de recursos financeiros para investimento em frentes essenciais no crescimento, como contratações, infraestrutura, equipamentos e produtos; bem como para a apoiar a ausência de recursos financeiros para enfrentar momentos de crise ou emergências, entre outros.
“Aqui nossa principal proposta de valor é apoiar o crescimento dos negócios dos nossos clientes por meio do serviço de crédito. Entendemos que ao pavimentar o caminho para que pequenos empreendedores cresçam, também fomentamos toda a cadeia de produção desse negócio, impactando positivamente várias frentes”, destaca.
O diretor ainda reforça que a fintechização, na qual empresas de segmentos variados apostam em serviços financeiros personalizados para seu público final, tem se tornado um facilitador de negócios, especialmente para quem empreende. E como forma de acompanhar essas e outras outras tendências, o Bling investe continuamente em tecnologia e em processos de automatização, que atendam as necessidades do empreendedor para, desta forma, contribuir para o crescimento do setor. Atualmente, a empresa oferece aos clientes serviços essenciais para a gestão de uma empresa, como integração com social commerce e marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de estoque, integração com os Correios, frente de caixa, aquisição de certificado digital e ordem de produção.
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