Um ano após receber investimento da Bossanova, a Mitfokus, fintech de contabilidade especializada para médicos, clínicas e consultórios, confirma a obtenção de um follow on da empresa de venture capital. "É uma demonstração de confiança em nosso potencial de crescimento e expansão. A parceria com a Bossanova fortalece a posição da Mitfokus como uma solução contábil escalável e eficiente para o setor de saúde, contribuindo para a melhoria da gestão financeira dos médicos e clínicas", afirma Júlia Lázaro, fundadora e CEO da Mitfokus.
O reinvestimento da Bossanova, continua Júlia Lázaro, vai potencializar o crescimento da Mitfokus especialmente ao promover a distribuição do aplicativo da fintech para o Brasil todo. A ferramenta oferece aos médicos uma série de funcionalidades na gestão contábil e financeira de seus negócios, como emissão de notas fiscais com poucos cliques, gestão segura de documentos, sincronização bancária, e notificações de vencimento de impostos.
O plano de expansão em parceria com a Bossanova vai viabilizar à Mitfokus se consolidar também como referência financeira a médicos recém-formados - cerca de 32 mil por ano, a partir de 2023, segundo avaliação da fundadora da fintech. É um público, constata ela, com perfil que demanda por soluções e serviços tecnológicos. "Nossos investimentos vão ao encontro dessa demanda", afirma a CEO da empresa, citando conta digital, financiamento de equipamentos médicos, e ainda antecipação de recebíveis, como produtos a serem incluídos no portfólio da Mitfokus.
O diferencial em relação às contabilidades convencionais? A especialização na área médica, que permite um diagnóstico preciso da realidade e particularidades das atividades em saúde, assinala Júlia Lázaro. "Entendemos as necessidades e condições deste público, então podemos oferecer soluções contábeis super tecnológicas de forma mais assertiva e que geram resultados financeiros positivos.”
Investimento anterior
Em agosto do ano passado, a Mitfokus também recebeu investimentos da Bossanova e de um grupo de investidores anjo. Os recursos foram destinados ao desenvolvimento de software e ao crescimento do negócio. Com esse impulso, a Mitfokus ampliou sua atuação, passando a oferecer os serviços especialmente voltados para médicos em fase de residência.
De acordo com Júlia Lázaro, fundadora e CEO da Mitfokus, o setor da saúde apresenta grandes especificidades e complexidades em seus aspectos contábeis e fiscais. Dessa forma, contabilidades generalistas não conseguem atender a essas particularidades, o que acaba resultando em uma gestão financeira ineficiente para médicos, clínicas e laboratórios. Por isso a importância de uma contabilidade especializada como forma de evitar esses desperdícios financeiros e assegurar que os profissionais e negócios do setor de saúde tenham uma gestão tributária mais eficiente e adequada às particularidades da área.
Júlia ressalta que uma contabilidade não especializada pode acarretar verdadeiros "ralos financeiros", resultando em gastos com tributos além do necessário." De acordo com cálculos realizados pela Mitfokus no último ano, esse cenário representa um potencial de R$ 1,2 bilhão recuperáveis por médicos e clínicas. Essa quantia corresponde ao montante pago a mais em tributos federais, como Imposto de Renda, Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)", diz.
Comments