top of page
boosterad_170724_startse3_160x600.png
WhatsApp Image 2024-08-30 at 15.05.39.jpeg

Conexão Bancária e inclusão financeira: mais chances para quem tem dificuldades em conseguir empréstimo

ree

A possibilidade de acessar melhores alternativas de crédito se tornou realidade para muitos brasileiros que aderiram ao Open Finance, sistema que permite o compartilhamento seguro de dados financeiros entre instituições. Mas, apesar das inúmeras vantagens, nem todos consentiram em dividir suas informações; segundo o último levantamento realizado pelo Datafolha, 55% dos brasileiros sequer ouviram falar sobre o sistema, e apenas 5% se consideram bem informados sobre ele.


Diferente das análises tradicionais, que se baseiam em um histórico limitado, o Open Finance traz uma visão 360º sobre o perfil financeiro dos clientes. Ao considerar movimentações, pagamentos, recebimentos e outros dados relevantes, as instituições podem avaliar risco de inadimplência com mais precisão, incluindo quem, muitas vezes, não seria contemplado nos modelos convencionais de crédito.


“Com o Open Finance, conseguimos enxergar além do score. Isso nos permite oferecer crédito de forma mais justa, avaliando o comportamento financeiro real dos nossos clientes. Com isso, promovemos a inclusão financeira de pessoas que teriam dificuldade em acessar esse serviço de outra forma”, explica Ricardo Malaquias, Diretor de Cobrança e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.


O sistema pode mudar a vida de quem, por exemplo, nunca teve emprego formal, mas movimenta contas com frequência; trabalhadores autônomos que recebem pagamentos por Pix, transferências ou maquininhas; beneficiários de programas sociais; e pessoas que não têm histórico bancário tradicional. 


“Todas as movimentações ajudam a traçar um retrato mais fiel do perfil financeiro de cada indivíduo. Então, ao reduzir a desigualdade no acesso ao crédito, a abordagem também estimula o empreendedorismo em diferentes camadas sociais”, continua Ricardo.


No Open Finance, com segurança e integração, o consumidor pode visualizar o saldo em diferentes instituições em uma única tela. Também é possível, por exemplo, realizar pagamentos e transferências usando os saldos de outras instituições. 


Ricardo detalha que o Open Finance também contribui para um ambiente financeiro mais dinâmico, no qual as instituições podem entender melhor o consumidor e desenvolver soluções mais adequadas às suas necessidades. “Na prática, o consumidor passa a ter mais clareza e autonomia sobre sua vida financeira, com acesso a soluções que realmente conversam com sua realidade.”, conclui.

Comentários


Post: Blog2_Post
hatecno.com.br_900x134.png
  • TikTok
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

©2023 por Fincatch. Orgulhosamente criado com Wix.com

FINCATCH - SOLUCOES DIGITAIS E INTELIGENCIA DE MERCADO LTDA

39.646.140/0001-77

bottom of page